A Direção do Vila Fria 1980 promoveu um jantar de Gala dos 40 anos do clube, que se realizou no dia 11 de janeiro 2020 às 19h30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila Fria, espaço completamente lotado pelos inúmeros sócios e simpatizantes deste grande clube que desde 1980 tem ininterruptamente disputado as provas de futebol sénior e de formação. Do seu curriculum realçamos a subida de divisão, campeões de juvenis e iniciados e duas taças de Disciplina.
Vera Gonçalves e David Bastos, com brilhante prestação apresentaram as boas vindas aos convidados pela honra da sua presença e a todos os presentes, agradecendo aos patrocinadores que ao longo dos anos contribuíram com diverso material desportivo, publicidade e outros materiais, aos sócios que com as suas quotas ajudam o clube. Aos simpatizantes e ao grupo das janeiras que ao longo de todos estes anos animam a quadra natalícia e contribuem com uma forte ajuda para o clube.
Foram recordados os presidentes que já partiram, que fazem parte da história do Clube: Manuel Vitorino, Jorge Costa, António Santos, Augusto Caxinas e ainda dois incansáveis dedicados ao clube, Vasco Branco e Joaquim Pereira.
Uma palavra de gratidão para os presidentes que passaram pelo clube e que ainda estão entre nós: Sidónio, Bartolomeu, Manuel Caxinas, Manuel Cancelas, José Maria e o atual Carlos Silva, que já vai no segundo mandato, tendo sido Diretor durante vários anos, foi realçada a direção em exercício pelo seu dinamismo, dedicação e vontade de fazer sempre mais e melhor.
Um profundo agradecimento em nome do Vila Fria aos presentes: engenheiro Jorge Sárria, presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, pela relação cordial que sempre teve com o clube ao longo destes anos, ao padre Alípio por ter dinamizado o futebol ainda antes de 1980. O povo de Vila Fria gosta de futebol, tendo o gosto sido incentivado pelo padre Gaudêncio. Foram agradecidas as ajudas ao clube quer por Brito Felgueiras, tesoureiro da primeira direção. Um agradecimento ao grupo das Janeiras pela ajuda que tem dado, representado por um membro de há 40 anos, Manuel do Geo, à Junta de freguesia representada pelo presidente Viana Barreto, secretário Carlos Silva e tesoureiro Américo Balinha, ao vereador da Câmara Municipal, arquiteto Luís Nobre pelas várias intervenções de melhoramento dos balneários e do piso do campo de jogos e pelos subsídios que vão concedendo.
Todos estes nomes foram ovacionados por grande salvas de palmas, de realçar as intervenções de Viana Barreto, com um longo discurso, em que realçou as diversas abordagens que tem desenvolvido junto da Câmara Municipal para que o piso sintético seja uma realidade.
LIVRO
O padre Alípio Torres prontificou-se a elaborar um livro sobre o Vila Fria 1980, pedindo aos presentes que colaborem e forneçam todos os elementos de que dispõem para que a sua execução seja uma realidade, lembrando que um grande amigo do Vila Fria e seu treinador Fausto, que para além de treinar as diversas equipas, ainda colocava as suas viaturas ao serviço do Clube, ovacionado com muitas palmas.
PRESIDENTE DIREÇÃO
Carlos Silva, atual presidente da Direção, agradeceu a presença dos inúmeros participantes e que é uma grande honra presidir ao Vila Fria 1980, esperando que o anseio de toda a população de Vila Fria seja concretizado.
Finalmente discursou o vereador da Câmara Municipal, Luís Nobre, que manifestou o seu empenho para que a aspiração do clube seja uma realidade concretizável, sugerindo para o efeito uma parceria a três, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e o Vila Fria 1980, esperando que a breve prazo esta parceria concretize esta velha aspiração do Clube. Foi muito ovacionado pelas centenas de pessoas presentes com a certeza que irá cumprir a sua promessa.
Recordamos alguns dos grandes atletas de Vila Fria que serviram o Vila Fria 1980, Carlos Silva atual presidente, Caxinas, Jorge já falecido, Abílio e tantos outros.
No final do jantar, o tradicional bolo de aniversário distribuído a todos os presentes.
Parabéns à Direção do Vila Fria 1980, aos ilustres convidados, à Elisabete, do Restaurante Sucateiro, aos voluntários membros das comissões de festas de São Martinho pela logística no apoio ao jantar.
Foram distribuídos aos convidados um troféu com o emblema do Vila Fria 1980, com a inscrição «Gala 40 anos 1980-2020 a nossa gratidão pela vossa presença 11.JAN.2020» e um cachecol do clube, com a inscrição 40 anos.
Como já foi referido fui tesoureiro do clube, e tal como agora os recursos eram escaços, algumas vezes não tínhamos dinheiro para pagar os prémios, a eletricidade e tantas outras despesas inerentes à atividade, felizmente tínhamos um grande mecenas que nos ajudou principescamente, a quem recorria com regularidade para nos ajudar a custear as despesas, nomeadamente pagar os prémios aos jogadores e ao treinador, Manuel Vitorino a quem muito devemos, o futebol, a freguesia e a população mais desfavorecida que muito ajudou.
Parabéns à Direção do Vila Fria 1980, pela dinâmica, disponibilidade e dedicação, a todos os que estiveram envolvidos nesta grande iniciativa e contribuíram para o grande êxito deste evento.