Grupo coral e polifónico assinala 40 anos de existência

O ano de 2018 é a data em que o Grupo Coral e Polifónico de S. Romão de Neiva comemora o seu quadragésimo aniversário.

O início dos ensaios deste grupoteve lugar em março de 1978, sendo a sua primeira atuação no mês de julho do mesmo ano, por ocasião das festas de Sta. Ana. Ora, desde essa data muitas atuações foram feitas até ao presente.

É um grupo que nos tem orgulhado, pois, por onde tem passado, para além das suas belas músicas, tem levado o nome da freguesia de S. Romão de Neiva, a muitas localidades e também além fronteiras. Com a competência do seu maestro, Cândido Oliveira e a dedicação de todos os coralistas, este grupo tem o seu nome bem vincado e a categoria que lhe é merecida e reconhecida.

Há coralistas que são do início da fundação, como é o caso do presidente atual, Sr. José Alberto Pereira de Sousa. São 40 anos, a trabalhar pela mesma causa. Durante este ano, foram diversos os eventos efetuados pelo Grupo Coral, tal como temos vindo a noticiar. Agora como o ano está a chegar ao seu término, também as comemorações estão a terminar.

Aconteceu no passado dia 07 do corrente, no Centro Paroquial de S.Romão de Neiva, pelas 21h, o último evento, que encerra as ditas comemorações. Foi uma noite de atuação e também de recordações. Depois de cantarem e nos encantarem, tal como já é costume, foram exibidas, por vídeo, os momentos mais relevantes da vida do Grupo Coral, para que os mais velhos se deliciassem e os mais novos ficassem ao corrente de todo o trabalho efetuado pelo grupo.

Foi uma noite muito bonita. Foram convidadas diversas personalidades, para assistirem às mesmas. Estiveram presentes, todos os membros da Junta de Freguesia e Assembleia, bem como a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Dra. Maria José Guerreiro, bem como o maestro da Banda Musical de Vila Nova de Anha, o Sr. Francisco Lima que tem colaborado com o Coral, em momentos de atuações.
O Coral gravou um CD com 13 músicas este ano, o qual está quase a ser divulgado. Para essas despesas, contribuiu a Junta de Freguesia, em colaboração com a Câmara Municipal de Viana.

Na noite do encerramento, foi entregue ao presidente do Coral, o cheque para as tais despesas, pelas mãos do Sr. presidente da Junta de Freguesia, o Sr. Manuel Rodrigues Salgueiro e pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana, Dª. Maria José Guerreiro, sem o qual não seria possível, efetuar tal despesa, uma vez que o Grupo Coral, não dispõe de receitas próprias, acontecendo muitas vezes, terem de se deslocarem aos locais de atuações, nas suas próprias viaturas. No final da cerimónia do encerramento, foi servido um beberete a todos os presentes, com muitas iguarias para degustar, que todos puderam saborear e ao mesmo tempo acertar as conversas, entrando pela madrugada dentro, mas com muita alegria e reconhecimento de que o Coral de S. Romão de Neiva é, como diz o artista: “um espetáculo”.

Parabéns a todos e que venham mais 40 anos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.