Grupo das Lavradeiras preserva tradição

Recentemente, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela realizou uma sessão de capacitação para os seus elementos sobre a confeção e preservação de palmitos. Esta formação foi feita na sede do Grupo GFLM, com a ajuda do amigo do Grupo, Álvaro Sales, artesão que com toda a simpatia e prontidão, se disponibilizou a ajudar com o seu conhecimento e mestria de muitos anos na execução deste tão importante objeto. 

E desta forma, vários elementos do Grupo estiveram a aprender todos os passos da elaboração do palmito, desde o preparar as folhas de palma, até ao adorno colorido do objeto final. 

O palmito é usado pelas raparigas do GFLM, como adereço cheio de simbolismo, que as mordomas do grupo orgulhosamente empunham, envolvido pelo lenço de amor bordado.

Desta forma, o GFLM pretende ser um embaixador cultural deste tão característico objeto – património regional, legado pelos nossos antepassados – por forma a manter e preservar o conhecimento da sua confeção e, a médio prazo, servir de fonte de conhecimento para quem quiser também aprender tão importante arte. E por forma a dar a conhecer esta arte à população, o Palmito será um dos elementos centrais nas comemorações dos 90 anos do GFLM. 

Cumprindo o estabelecido no regulamento interno desta Associação, no mês de novembro é apresentado o plano de atividades e orçamento para o ano de 2024, ano de comemoração do 90.º aniversário do Grupo.  Para tal, a Direção do GFLM propõe um vasto programa de eventos e iniciativas a decorrer ao longo do ano, de forma a assinalar condignamente este aniversário especial, em que comemora nove décadas de existência do Grupo. 

Com o intuito de promover as tradições da Meadela, o Grupo propõe um ambicioso calendário de atividades, a decorrer não só na Freguesia da Meadela,  mas também na cidade de Viana do Castelo, onde a Meadela se encontra inserida, na União de Freguesias de Viana e à qual confere uma importante identidade cultural.  

Guias fazem peditório

As jovens Guias da Meadela, a exemplo dos anos anteriores, participaram nos dias 01 e 05 de novembro no peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro. Alheias à intempérie e de sorriso nos rostos, como em cada ano lá estavam as jovens Guias às  portas  do cemitério e à saída das Missas da Paróquia, para recolher as ofertas com destino à Liga Portuguesa Contra o Cancro, para desenvolverem importantes atividades em vários campos a favor dos doentes vítimas do cancro.

São dignas de reconhecimento estas jovens Guias e toda a Companhia de Guias da Meadela, pelo seu voluntariado a favor de uma Instituição cuja finalidade maior é o apoio a todos os que são atingidos pelo Cancro.   

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.