“Temos um espírito que renova” é o lema de um grupo de jovens, naturais de Mazarefes, que iniciou a sua participação na comunidade paroquial há cerca de 10 anos.
Após o término dos anos mais convencionais de catequese, formaram o Grupo de Jovens da Boa Nova e, desde então, reúnem-se quinzenalmente para debater temas da religião e da sociedade e para preparar a participação em Eucaristias e outras atividades a nível paroquial e da diocese.
Para este grupo, atualmente constituído por 12 jovens com idades entre os 16 e 21 anos, coordenado por Fátima Gomes e Jorge Sousa, foi relativamente simples escolher um nome que o identificasse. Como referem, “deve-se ao facto de na nossa paróquia termos a Senhora das Boas Novas como protetora e a quem as gentes da nossa terra veneram”. No domínio de várias lendas e abordagens para esta distinção dada a Nossa Senhora, inspiraram-se “no facto de Ela levar a Boa Nova aos pescadores (e às famílias que em terra oravam pelo feliz regresso de quem partira para o mar) e ser como um farol para eles, dando-lhes esperança de que as boas notícias sempre chegam, mesmo que demorem”.
Mais acrescentam que é neste aspeto que se encontra “exatamente o que entendemos como o espírito de um jovem – O jovem é conhecido por não querer estar parado, por querer pôr as mãos na massa, fazer o bem, levar alegria e boas notícias à vida das pessoas. Enquanto Jovens da Boa Nova não queremos estar parados, imitando Maria, mãe de Jesus, que partiu apressadamente para levar a boa nova”.
Movidos pela vontade de descobrir cada vez mais sobre Deus, sobre os próprios e sobre o meio que os rodeia, e pela vontade de partilhar novas experiências com outros jovens e amigos, reforçam o objetivo de, além de animar eucaristias, dinamizar a nossa freguesia, criando interação entre as pessoas, procurando voltar a trazê-las à rua, a conviver e a partilhar recordações ou a criar momentos novos nas suas vidas. Neste âmbito, promoveram um encontro aberto, conforme divulgado na rede social Facebook, nos dias 06 e 07 de novembro, que incluiu um momento específico de reflexão e oração com base no filme “Favores em Cadeia” (Pay It Forward, de Mimi Leder), do qual retiraram a lição de que “se cada um de nós partilhar fraternidade e paz com o próximo, o mundo se pode tornar num lugar melhor”. Houve, também, espaço para convívio e realização de jogos tradicionais.
Pelos valores de fé e força que lhes transmite, o grupo destaca três grandes inspirações enquanto jovens, como são o Papa Francisco, o Padre Manuel Parente Pereira (falecido a 18 de outubro de 2015 após cerca de 35 anos como pároco de Mazarefes, com o qual iniciaram a vida cristã) e a coordenadora Fátima Gomes.
De salientar que o Grupo de Jovens da Boa Nova se encontra no encalço da participação nas Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em Lisboa, em Agosto de 2023 (JMJ 2023), simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil, com a presença do Papa, com a expectativa de “fortalecer a nossa fé, conhecermo-nos melhor a nós próprios, conhecer novas pessoas e aprofundar o nosso espírito de jovem”.
A recente seleção de duas jovens do grupo, Inês Miranda e Mafalda Silva, para integrarem o coro das JMJ 2023, vem ainda acentuar a representação da nossa paróquia neste evento religioso.