Grupo Desportivo apresenta projeto

O Grupo Desportivo da Meadela deu a conhecer, no passado dia 11 de agosto, o novo projeto desportivo, da Seção de Futebol, em sessão que decorreu no Auditório do Centro Paroquial da Meadela. 

Conforme foi afirmado, este projeto dará mais oportunidades na área da Educação, da Formação e da Juventude para o Desporto.

A implementação do seu Modelo de Clube/Modelo de Formação, assenta num processo de formação coerente em que haja uma progressão da aprendizagem por diferentes etapas, com objetivos, estratégias, conteúdos e com complexidades crescentes adequados às características e às diferentes fases de desenvolvimento dos jovens atletas.

Tem como objetivos prioritários: o desenvolvimento do GDM, num crescimento sustentado e no sucesso na Formação Desportiva do Futebol, garantindo a transparência, a integridade, a lealdade e a honestidade com todos os seus parceiros; bem como a criação de uma Academia Desportiva, nas diferentes áreas do desporto, promovendo, assim, a modalidade com todos os parceiros sociais, continuando a encorajar a Inclusão, a Inovação, o Conhecimento e Estilo de Vida Saudável; e a criação de um Modelo de Jogo, que favoreça a continuidade formativa dos atletas.

Este evento abriu com um Verde de Honra e contou com a presença dos elementos da União das Juntas de Freguesias de Monserrate, Stª Maria Maior e Meadela, pais, atletas, amigos, e com o Grupo Folclórico de Lavradeiras da Meadela, que atuou e homenageou o GDM, oferecendo o título de sócio honorário, ao Sr. presidente António Batista.

A Direção do GDM aproveitou esta sessão pública para  agradecer e elogiar o Centro Social e Paroquial da Meadela, o Grupo Folclórico de Lavradeiras da Meadela, a Câmara Municipal e União das Juntas de Freguesias de Monserrate, St.ª Maria Maior e Meadela, pelo apoio incondicional, pela dedicação, sacrifício e disponibilidade, e pela presença sempre que solicitada.  

“E porque o desporto e a formação desportiva são indetermináveis…  e porque os sonhos não determinam os lugares onde cada um de nós quer chegar, continuaremos a trabalhar com a certeza de que esses sonhos produzirão a força necessária para a longa caminhada em prol do GDM, do Desporto e sobretudo pelos nossos atletas.  E esse trabalho, já está a dar os seus frutos”, refere fonte do Grupo. 

“Aos treinadores, pais, atletas e aos funcionários da autarquia do setor do Desporto, a nossa gratidão, pelo trabalho e dedicação que colocam na representação do GDM, da comunidade, da formação desportiva e do Desporto em geral.

A todos, Muito Obrigado! 

E como diz o poeta…. Acreditar faz-nos vencer e o amanhã tu podes ser…. Segue os teus sonhos, pela terra e pelo mar, voa nas asas do vento e agora eu bem sei que vais encontrar… o teu momento chegou já ninguém te pode parar” (Paulo Baixinho, 2023). 

E a concluir ficou uma afirmação e uma certeza: “Tudo começa aqui, Grupo Desportivo da Meadela, a formar Jovens e alargar Horizontes!”.

De referir que o Grupo Desportivo da Meadela foi constituído em Associação a 14 de fevereiro de 1979 e declarado Instituição de Utilidades Pública, no Diário da República de 23 de outubro de 2018, tendo tido, ao longo destes 44 anos, uma notável ação em prol do desenvolvimento desportivo e humano dos nossos jovens.  

Festas decorreram com “brilho” e juntaram centenas de meadelenses

As Festas da Meadela 2023 teve como dias  principais de 04 a 06 de agosto e atingiu grande brilho, no ano em que foi retomada toda a sua plenitude e a grandiosidade.

Todos os números constantes do vasto programa das festas foram muito participados e vividos com redobrado entusiasmo e alegria pelo muito público que nelas participou de uma forma interventiva, reafirmando a certeza de que as festas são importantes para o encontro das pessoas. Em cada ano, são o maior acontecimento cultural da Meadela.

A temperatura relativamente amenapermitiu o lançamento do fogo, quer no sábado «fogo do ar», quer no domingo, fogo preso e do ar «fogo de jardim» este lançado do adro da Capela de Santo Amaro, a cargo da conceituada firma “Pirotecnia Minhota”, de Ponte do Lima.  

De recordar que nos dias que antecederam as festas teve lugar no dia 24 de julho, “dia Litúrgico de Santa Cristina” às 18h30, uma Eucaristia Solene, em Louvor de Santa Cristina.

No dia 28 de julho realizou-se o 29.º Ciclo de Colóquios “Meadela a Pensar a Comunidade” e de 31 de julho a 03 de agosto, Semana da Cultura da Cultura. 

Exposições: Uma palavra para a excelente exposição de pintura da colecção pessoal de Fernando Miranda e Cerâmicas de Francisco Freitas, que esteve patente na sede da Junta de Freguesia e a exposição patente na sede do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, retractando a história do Grupo,

Andores floridos: Uma palavra para referenciar os andores de Santo Amaro, S. Vicente e Senhora d’Ajuda, que pela primeira vez numa iniciativa de um grupo de senhoras, foram decorados com belas flores.

Arranjos florais da igreja paroquial: De referir ainda a beleza e arte na simplicidade e bom gosto dos arranjos florais da igreja paroquial, que tão bem se enquadraram na beleza e riqueza da talha da nossa igreja.

A festa foi longa, mas cabe ainda uma palavra para o excelente ambiente do arraial Inter-Associativo, que reúne em cada ano no mesmo local as Associações e outras Instituições da freguesia há já 32 anos, local de convívio, divulgação das Instituições ali representadas e onde foi possível degustar deliciosas iguarias típicas da nossa região e alguns petiscos tradicionais. 

Pelo que atrás foi referido estão de parabéns a renovada Comissão de Festas, a Paróquia e todos aqueles e aquelas, “gente de todas as idades” que participaram nos vários números das festas, por amor à Meadela e às suas tradições e com elas colaboraram de algum modo, e todos quantos com os seus donativos permitiram a realização destas festas, colocando em relevo as várias entidades oficiais: Câmara Municipal, União de Freguesias, Polícia de Segurança Pública (PSP), Associações e outras Instituições da freguesia, Agrupamento de Escuteiros da Meadela, Grupos Folclóricos, anunciantes, e o povo anonimo da Meadela, de entre outros.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.