O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, comemorou nos dias 25 e 26 de maio, o 85.º aniversário, com um programa, em que destacou no dia 25 pelas 21h30, o festim Meadela 2019, realizado na Praça da Linha do Vale do Lima, perante uma vasta assistência, num espetáculo, nos trouxe um pouco da cultura popular das regiões da proveniência dos grupos folclórico que nele atuaram.
Abriu o festival a Escola de Folclore do Grupo Folclórico das Lavradeira da Meadela, que presenteou o público com as suas danças e cantares, valorizada pela ainda tenra idade da maioria dos seus componentes. Os mais pequenos trouxeram-nos ainda uma desmonstração das brincadeiras da escola de outros tempos, que nos transportaram, por momentos ao tempo da nossa infância.
Seguiram-se as atuações dos Grupo: Grupo Típico de Anciã (Cantanhede), Grupo Regional, Folclórico e Agrícola de Pevidém (Guimarães), Rancho Típico de Santa Maria da Reguenga (Santo Tirso).
O festival encerrou com a representação do grupo aniversariante (G.F.L.M.) que, mais uma vez, a todos maravilhou com as suas danças e cantares. Terminado em apoteose, com o vira geral em que a assistência foi convidada a subir ao palco e se envolveu numa alegria esfusiante, dando um colorido e beleza inigualável, que só o traje à vianesa nos oferece. A alegria foi uma constante ao longo desta edição do Festim Meadela, proporcionando uma bela noite de folclore, numa noite verdadeiramente primaveril.
No dia 26, domingo, na igreja Paroquial, pelas 10h30 foi celebrada uma Eucaristia de Ação de Graças, celebrada pelo nosso pároco, Monsenhor Manuel José Vilar, animada pelo grupo aniversariante, sob a orientação da professora de música Manuela Marques.
Na homilia Monsenhor Vilar, depois de dar parabéns ao grupo pelos seus 85 anos de existência, realçou a alegria contagiante, sempre espalhada nos rostos dos elementos do grupo, sempre que estão em palco, transmitindo a quem os vê essa alegria.
Realçou o facto de constatar que os componentes do grupo continuam a viver fielmente os valores da sua fé e por isso em cada ano agradecem a Deus, mais um ano de existência e a proteção para todas as suas atividades.
A terminar o Monsenhor Vilar, incentivou o grupo para que continuem a espalhar essa alegria, através das suas danças e cantares e da beleza dos seus trajes por todo o Portugal e pelo mundo, pois: “sereis também transmissores dos valores cristãos em que acreditais e que vos trouxe aqui a esta celebração de Ação de Graças”.
Finda a celebração cantaram-se os parabéns a você pelo pároco e convidados foi em «Romagem ao Cemitério», para homenagear os elementos do grupo já falecidos.
No cemitério o Monsenhor Vilar fez uma pequena cerimónia religiosa em sufrágio pelos elementos do grupo que já partiram, sendo no final colocadas coroas de flores no túmulo aos mortos e no túmulo geral do cemitério, onde jazem os restos mortais dos que já partiram.
Findas as cerimónias realizou-se um almoço convívio na “Quinta da Presa”, com a presença de todo o grupo, antigos elementos e familiares e convidados.
Ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela deixamos os nossos parabéns por mais um aniversário, com votos de muitos êxitos folclóricos.
FALECIMENTOS NA MEADELA
Dia 22/04 – Maria Georgete Domingues Tavares Braga Azevedo, de 85 anos de idade, residente na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, (antiga residência na Trevassa Couto Paredes, Meadela).
Dia 03/05 – Rosa de Oliveira Carneiro, de 83 anos de idade, residente na Avenida Senhora da Gração, Carreço.
Dia 04/05 – Joaquim Carneiro Vidinha, de 92 anos de idade, residente na rua Henrique Lopes, Meadela.
Dia 06/05 – Margarida Marques da Silva Moreno, de 99 anos de idade, residente na rua Dr. Cláudio Basto, Santa Maria Maior.
Dia 15/05 – Maria Teresa Rosa Meira da Silva, de 84 anos de idade, residente em S. Romão do Neiva, (antiga residência na Meadela).
Às famílias enlutadas pela partida dos seus entes queridos, apresentamos as nossa sentidas condolências.