Hábitos de leitura dos vianenses

Foi realizado, no passado mês de outubro, nas ruas e estabelecimentos de Viana do Castelo, um inquérito acerca dos hábitos de leitura dos vianenses.

A ideia surgiu no âmbito do módulo de CLC7 – Fundamentos de Cultura Língua do Curso de Técnico de Logística ministrado pela Associação Empresarial de Viana do Castelo, sob a orientação da formadora Paula Marques Ferreira. Com uma amostra de 150 inquéritos, 55% dos inquiridos são do sexo masculino, 43% do sexo feminino (sendo que 2% não responderam a esta questão) e a maior faixa etária representada situa-se entre os 51 e os 60 anos, seguida dos que têm entre 41 e 50 anos. A nível das habilitações literárias, 46% dos inquiridos possui ensino secundário, seguidos pelos que possuem ensino superior, com 36,5%.

A grande maioria prefere ler livros, depois jornais e por último, revistas. O formato papel continua a ser o preferido por 47% dos inquiridos, seguido pelo digital (34,5%) e uma fatia de 24% lê em ambos os formatos.

Quando se fala de imprensa, os gostos dos vianenses são muito ecléticos. Os jornais, seguidos de revistas de especialidade e revistas de informação detêm as preferências dos vianenses.    

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.