No passado dia 24 de julho, na véspera do dia da festa do patrono de Cardielos, São Tiago, realizou-se mais um almoço/convívio do “Grupo de Amigos de S. Silvestre”.
Este grupo foi criado pela mesa da Confraria de São Silvestre, eleita em 1964, com o objetivo de angariar fundos para dar continuidade à estrada de acesso ao monte de Silvestre, de modo a que os devotos pudessem venerar S. Silvestre e São Tiago e desfrutar daquele singular recinto.
Os nomes e os donativos do “Grupo de Amigos de S. Silvestre” que de ano para ano ia contando com mais “Amigos”, está registado em livro próprio.
Três dos “Amigos de S. Silvestre”, José Casanova, Adriano Caminha e Zacarias, já falecidos, começaram a organizar um almoço/ convívio para o “Grupo dos Amigos de S. Silvestre”, sempre na véspera do dia principal das festas que se realizam a 31 de dezembro e 25 de julho. Inicialmente os amigos que se inscreviam para o almoço tinham de levar de casa a loiça que precisavam para a refeição. Com a contribuição de todos aqueles que participavam no almoço foram adquirindo a loiça e outros utensílios de cozinha.
Desde 1989 que estes almoços começaram a ser organizados pelo Sr. Gaspar Pereira, Sr. Cândido Castilho e Sr. Domingos Brito. Os dois últimos “Amigos” infelizmente faleceram ainda bastante novos e foram os filhos Ernesto Castilho, que também já faleceu e Carlos Brito que passaram a ocupar o lugar dos progenitores.
No passado dia 24 de julho, o Sr. Gaspar Pereira e a sua equipa, que estiveram à frente da organização destes almoços durante 33 anos, decidiram passar o testemunho à Confraria de S. Silvestre que a partir de agora ficou encarregada da organização deste evento. “O Grupo de Amigos de S. Silvestre” para além do habitual contributo monetário para ajudar a Confraria a custear as despesas da Capela, este ano, ofereceu também todo o espólio que ao longo dos anos foi adquirido (pratos, talheres, fogões, panelas, arcas…)
Como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos 33 anos, o Sr. Gaspar foi publicamente homenageado pela Confraria de S. Silvestre tendo-lhe sido proferidas palavras de gratidão e louvor pela sua generosidade, bairrismo persistência e dedicação.
Todos os cardielenses conhecem bem o Sr. Gaspar pelo seu genuíno amor a esta freguesia, pelo trabalho que tem realizado na preservação dos costumes e tradições da freguesia. Foi o fundador do Grupo das Lavradeiras da Casa do Povo de Cardielos, é um exímio tocador de concertina que sempre anima as nossas festas, um homem de boas relações, sempre disponível para colaborar na realização dos diferentes eventos levados a cabo pelas Instituições/Associações da freguesia.
Todos lhe estamos muito gratos e desejamos-lhe uma saudável e longa vida.