Homenagem aos combatentes

A Comissão de Combatentes do Ultramar de Barroselas, como é habitual no terceiro sábado de junho, promoveu as comemorações de homenagem aos combatentes. Este ano, também comemoravam o 21.º aniversário da inauguração do Monumento aos Combatentes, no largo fronteiro à capela de S. Sebastião.

Às 10h45, aconteceu a cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, no mastro, junto ao Monumento, com a presença das autoridades, da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Viana, do presidente da Assembleia da União de Freguesia, o presidente da Junta e demais membros do executivo. 

Às 11 horas, Eucaristia solene na capela de S. Sebastião, concelebrada pelos capelães militares, Alípio Torres, de Vila de Punhe, Manuel Costa Pereira, pároco de Mujães, Manuel Passos Silva, pároco de Barroselas, que presidiu e o padre Laureano Alves, dos Missionário Passionistas.

Na altura própria, o presidente da concelebração traçou algumas considerações sobre o que foram as ações militares, nos aspetos religiosos, em terras do Ultramar. 

A Missa foi harmonizada pelo Coral do Agrupamento 85, dos Escuteiros de Barroselas, cuja fanfarra também se encarregou dos toques de continência.

No fim da Eucaristia, junto ao Monumento, o porta-voz da Comissão dos Combatentes de Barroselas, Rogério Pereira agradeceu a presença das autoridades, traçou algumas considerações sobre o que foram as presenças dos soldados portugueses, em terra do Ultramar, sempre guiados pelo ideal de servir a pátria.

A encerrar, a vereadora e o presidente da Comissão de Combatentes, Manuel Barbosa, despositaram, na base do Monumento, uma coroa de flores, oferecida pela Junta de Freguesia. 

Referendo

Os habitantes de Barroselas e Carvoeiro vão ser convidados a pronunciar-se sobre a desagregação da União de Freguesias. O referendo vai decorrer no próximo dia 15 de agosto. 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.