Homenagem póstuma ao Professor Doutor Amadeu Rodrigues Torres

Conforme tinha sido amplamente divulgado, teve lugar, na sexta-feira, dia 07 de junho, a homenagem ao ilustre vilapunhense, que nas suas poesias usava o pseudónimo de Castro Gil. Assim de acordo com a informação autárquica, que nos chegou, o notável evento decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, materializando uma homenagem póstuma, ao Professor Doutor Amadeu Rodrigues Torres. Foi aberta a toda a comunidade, que compareceu em elevado número.

Assumiu, a presidência da mesa de honra, o vereador Luís Nobre, ladearam-no o orador Dr. Porfírio Silva, António Moreira, António Costa (respetivamente antigo e atual presidente da Junta), Prof. Teresa Almeida (moderadora do evento) e o Dr. Alípio Torres.

Numa alocução sentida, o Dr. Porfírio Silva explanou a vida e obra do homenageado e referindo-se ao espólio bibliográfico, em prosa e verso, legado à Junta, recordou de uma forma fluente e intimista, memórias vividas em franco diálogo.

Este evento organizado pela Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Barroselas e Associação de Estudantes, em colaboração com a autarquia vilapunhense, contou, ainda, com uma mostra de alguns livros, fotos, cartas e recortes de jornais do homenageado.
A autarquia de Vila de Punhe, agradece a todos os que estiveram presentes, e em especial, o empenho do Agrupamento de Escolas de Barroselas, responsável pela organização.
Caminhada pelo Património

Decorreu na tarde de sábado, dia 08 de junho, a caminhada “Património do Vale do Neiva”, organizada pelo Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, em parceria com a autarquia.

A iniciativa pretendeu assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – Património e Paisagem Rural, que se comemora a 18 de abril (data em que não foi possível concretizar esta atividade).

Reconhecer o valor do passado, proteger e valorizar o património natural, rural e edificado, torná-lo conhecido e acessível foi o mote para mais uma caminhada por trilhos repletos de história, de forte simbolismo rural, e com passagens por espaços naturais e verdejantes, aprazíveis de visitar e desfrutar nesta tarde primaveril bastante agradável.

Com partida do Largo das Neves, o percurso, por caminhos rurais e florestais da freguesia, teve como paragens principais o Castro de Roques (passagem pelas muralhas, balneário castrejo, pegada do santinho e escavação arqueológica na acrópole), a Quinta dos Pereiras (exploração de vacaria), o Moinho do Inácio (onde foi servido o lanche) e a Lagoa da Infia (explorada pela Associação Portuguesa de Carpfishing dedicada à pesca desportiva à carpa sem morte).

Aos participantes foram-lhes distribuídos os topoguias e disponibilizada a aplicação “Story Map”, com o trajeto da caminhada e com uma breve descrição dos diversos pontos de interesse ao longo do percurso.

Um agradecimento muito especial a todos os que colaboraram nesta atividade, assim como a todos os participantes.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.