Eva Evita, nome artístico de Eva Vieira, venceu o “Illustra 2022”, com a série intitulada “O Sono do Sol”. Este concurso distingue “ilustradores de livros para crianças e jovens, e narrativas visuais na linguagem contemporânea da ilustração”. Com a participação de cerca 700 ilustradores da América Latina, Espanha e Portugal, a vianense foi a vencedora da edição deste ano.
Segundo Eva Vieira “O Sono do Sol”, “inspira-se na poética da vida e da morte. Muitas das ilustrações estão relacionadas com as tradições do Minho”.
Eva foi a primeira portuguesa a vencer este concurso e confessa que “é um imenso orgulho poder representar o meu país através da arte e sinto-me muito grata por este reconhecimento internacional”. Acrescentando: “no prémio final para além de um valor monetário, vou criar a ilustração original da capa do catálogo da Ibero-Americano Ilustra, bem como uma colaboração com a equipa de design para a 14.ª edição da Ibero-Americano Ilustra. Terei ainda exposto o meu trabalho na Feira Internacional do Livro em Guadalajara”.
Falando de projetos futuros, a ilustradora salienta que “em breve será lançado um novo projeto autoral, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo”, e atualmente está desenvolver “um livro ilustrado digital para os jovens sobre energias renováveis e acessíveis. Estou também a colaborar com uma equipa a convite da curadora Cláudia Melo num projeto com as crianças da Associação Bagos d´Ouro, na região do Douro”.
Com 37 anos, a artista, ilustradora e arquiteta, acredita que em Portugal “a cultura é valorizada quando é acessível e sustentável para todos, para quem usufrui e para quem a faz. Portugal ainda tem um longo percurso de trabalho ao nível da educação. Será necessário criar objetivos a longo prazo e que atravessem gerações”. l