Inauguração da ampliação do cemitério

No passado dia 09 de julho teve lugar a inauguração da nova área ampliada do cemitério de Chafé.

Perante várias dezenas de chafenses, acompanharam o presidente da Câmara Municipal José Maria Costa o vereador do Planeamento e Gestão Urbanística, Luís Nobre e o executivo da Junta de Freguesia encabeçado pelo presidente António Lima. Após a missa solene rumaram ao cemitério para a bênção do eterno espaço térreo, que foi benzido pelo reverendo padre José Torres, reitor na paróquia há 60 anos.

A nova área, ainda com certos trabalhos a elaborar, irá conter 91 sepulturas, 19 jazigos e também um columbário que ficará apropriado para quem tenha testemunhado guardar as cinzas.

Um pouco de história: a igreja de Chafé foi concluída em 1888. Em processo conturbado a níveis social e político a paróquia de Chafé desanexou-se da paróquia de Anha em 1968.
O cemitério de Chafé, construído por subscrição pública, foi inaugurado em 20 setembro 1976. Contudo, houve a definitiva separação administrativa de Anha em 09 de julho de 1985.

Na idade média existiu uma igreja e cemitério no sítio da Portela, um facto que provaram as escavações arqueológicas realizadas no início da década dos anos 80 do século passado na necrópole de São João de Ester, porém, tal espaço patrimonial encontra-se atualmente arrasado, sem qualquer identificação histórica e sem um mínimo sentido de preservação.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.