Inauguração da sede do GRECANE

O GRECANE (Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva) inaugurou no passado dia 29 de outubro a sua nova sede, depois de terem sido feitas obras de restauração e adaptação. A sede situa-se no edifício que em tempos foi o Centro de Saúde, na Rua do Campo de Futebol (ao pé do campo Beira-Mar, do Grupo Desportivo Castelense).

O evento contou com a presença de vários convidados, entre associados e colaboradores do GRECANE, a comunidade local e instituições e associações da freguesia. Também estiveram presentes alguns autarcas, destacando-se Paulo Torres, presidente da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, e Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Esteve presente também o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, que no seu discurso destacou o papel de associações culturais como o GRECANE na preservação da cultura e tradições da região, e ainda o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Comandante Rui da Silva Lampreia.

Na mesma ocasião foi aberta ao público a exposição “Um Mar de Tradições”, implementada no âmbito da candidatura Valorização da Aldeia de Mar. Esta exposição, de cariz etnográfico, é uma mostra dos trajes de pescadores e sargaceiros de Castelo do Neiva, apresentando também utensílios usados na apanha do sargaço, documentos vários (Cédulas de pescador e sargaceiras, entre outros), vídeos com testemunhos e vivências de pessoas da terra, algumas espécies de peixes pescados ao longo da costa adjacente, etc, procurando valorizar as práticas, usos e costume da nossa freguesia. Pode ser visitada todos os sábados, das 15 às 17 horas, e aos domingos entre as 10 e as 12 horas.

O GRECANE, com os seus 47 anos de existência e mais do que suficientes provas dadas nas suas atividades culturais, recreativas e desportivas, merece há muito esta mais valia que é a nova sede.  

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.