O executivo municipal marcou, esta semana, presença na inauguração do Centro de Formação do Corpo Nacional de Escutas da Região (distrito) de Viana do Castelo, situado junto à Senhora das Areias, na freguesia de Darque. Este edifício integra também a sede da Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Viana do Castelo, órgão coordenador da ação pedagógica e formativa do efetivo de 1.712 escuteiros e 26 agrupamentos existentes no distrito.
Esta infraestrutura, cuja construção foi apoiada pelo Município de Viana do Castelo, resulta da remodelação e ampliação de um edifício existente cedido pela Diocese de Viana do Castelo, que passa a dispor de 742 metros quadrados de área coberta, repartida por rés do chão e primeiro andar, com salas de formação e reunião, cozinha, refeitório, dormitório em camaratas, armazém e instalações sanitárias.
Ao nível regional, anualmente são realizadas 10 ações de fim-de-semana alargado, movimentando 16 formadores e mais de 150 formandos. São ainda realizadas dezenas de reuniões setoriais lideradas por mais de 60 dirigentes das equipas pedagógicas, que organizam e desenvolvem ações formativas e pedagógicas na região, representando milhares de horas de trabalho destes adultos voluntários do movimento escutista.
Este espaço funcionará também como uma estrutura polivalente, ao serviço da comunidade, preparada para acolher escuteiros de outras regiões do país e do estrangeiro, que regista um incremento significativo de solicitações; bem como para apoiar outras instituições da Região, por exemplo, no âmbito da Proteção Civil.