No dia 14 de novembro, o vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre e o presidente da Junta de Freguesia, Paulo Maciel, inauguraram a nova Praça das Lavradeiras. O investimento foi projetado para a zona envolvente à sede do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, da Junta de Freguesia e para o novo edifício do Núcleo da Quinta Velha, cooperativa habitacional, com 31 apartamentos e 9 lojas comerciais.
«O protocolo de cooperação e apoio financeiro entre o Município de Viana do Castelo e a Cooperativa de Habitação Económica Capitães de Abril – Núcleo da Quinta Velha de Santa Marta de Portuzelo, C.R.L. indicava ser necessária uma intervenção de requalificação do espaço público envolvente à Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, prevista no processo de loteamento n.º 5/93, mas nunca executada». Mais considerava o mesmo protocolo que, «por se tratar de áreas contíguas, as obras de arranjos exteriores previstas no processo de construção do novo edifício e a intervenção de requalificação do espaço público envolvente à sede da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo devem ser compatibilizadas».
Em consequência, o Município de Viana do Castelo atribuiu à Cooperativa de Habitação Económica Capitães de Abril – Núcleo da Quinta Velha de Santa Marta de Portuzelo, C.R.L um apoio financeiro até 75 mil euros para requalificação do espaço público envolvente à Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo.
Simultâneamente, a Junta de Freguesia fez obras de conservação e reparação na sede e zona envolvente, com investimento superior a € 30.000.
Estão de parabéns a Câmara e a Junta, aquela pela aposta na cooperação com as iniciativas das Juntas de Freguesia e esta pela oportunidade da iniciativa. Desta intervenção nasceu uma bela praça, tal como sempre foram belas e representativas as nossas lavradeiras.
Aos novos moradores no complexo habitacional, os nossos votos de felicidades.
EU COMPRO NO COMÉRCIO LOCAL
A Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo lançou uma campanha de apoio e revitalização do comércio local. Através de um concurso intitulado “Eu compro no comércio local”, visa incentivar os residentes a fazerem compras no comércio local, daí resultando maior dinamismo na atividade económica. As compras valem cupões que deverão ser depositados numa tômbola, na Junta de Freguesia. No dia 27 de Dezembro serão sorteados 4 cupões, convertidos em vouchers no valor de 50 euros cada, que serão trocados por compras nas lojas aderentes. A Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo apela ao comércio local para aderir a esta iniciativa. Depois da distribuição de gel desinfetante pela generalidade dos estabelecimentos da freguesia, esta é mais uma iniciativa da autarquia na ânsia de minorar os efeitos económicos da Pandemia.
MISSA VESPERTINA
Com a passagem do concelho de Viana do Castelo ao nível de risco elevado, segundo avaliação das autoridades de saúde, já é possível circular nas tardes de sábado e domingo. É um pequeno prémio para o comportamento das pessoas no cumprimento das determinações superiores. O prémio maior virá em breve, se todos formos responsáveis. Como consequência, a liturgia adapta-se ao novo padrâo de conduta, regressando as celebrações da Missa Vespertina de sábado ao horário habitual: 17h e 18h30, sendo a das 17h, preferencialmente, para a catequese paroquial. Entretanto, já está o “PINHEIRINHO” na igreja, a lembrar a todos que há famílias necessitadas de apoio. Fazer as compras de Natal no comércio local, não esquecer a “Caixa Solidária” na sede das Guias e trocar as pinhas do “Pinheirinho” por bens de primeira necessidade são formas de interpretar o verdadeiro espírito de Natal.