Avelina Alves do Poço, mais conhecida em Afife, como a Tia Lina das Catorras, completou 106 anos de idade. Por esta altura a família costuma reunir-se para lhe cantar os parabéns, mas este ano tal não aconteceu, devido à situação que atravessamos.
Os seus familiares mais diretos, vivem em Lisboa e esperam que se as coisas melhorarem possam, por altura do Natal, vir a Afife para lhe cantar os parabéns.
A Tia Lina, aos 106 anos, começa a ter alguma dificuldade de mobilidade e audição, mas continua a gostar de conversar e a recordar passagens antigas vividas na freguesia, como a sua participação no grupo de teatro do Casino Afifense. Conta passagens ao pormenor, das peças em que participou e de outras festas onde era presença assídua.
REQUALIFICAÇÕES
A Junta de Freguesia de Afife vai iniciar as obras que visam a requalificação de toda a área que compreende o adro da igreja paroquial.
Esta era uma das obras que estavam englobadas no plano de atividades da autarquia e era considerada como uma obra prioritária. Refira-se que o adro da igreja é em terra batida, agora com erva em redor e na parte norte encontra-se uma sepultura, que será preservada.
Refira-se que antes da construção do cemitério de Afife, os mortos eram enterrados no interior da igreja e depois na sua parte exterior.
No início do ano e logo que a Junta de Freguesia conseguiu o projeto da obra, afixou a planta no adro da igreja para que as pessoas se inteirassem daquilo que se pretende requalificar.
Assim será colocado um lajeado, mantendo-se na parte norte uma área verde, bem como nos acessos e nas entradas da igreja.
A obra vai ser iniciada a curto prazo e vai dar uma imagem mais condizente com aquele espaço arquitetónico.