Instalação artística

A ideia para o projeto “Abraço de Coração” surgiu em 2021 a meio da pandemia, na qual a Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso de Apoio a Artistas. Na altura Élio Moreira tinha acabado de entrar no mundo da inteligência artificial e procurava inteirar-se desse mundo complexo para mais tarde poder utilizar em projetos interativos. 

Todos esses timings aliados à experiência em projetos interativos levaram o Élio a concorrer começando com uma questão social que questionou: “Como posso quebrar os efeitos da pandemia e promover o contacto humano?”, diz o autor da instalação que a resposta surgiu quase em simultâneo assim: “criando uma instalação interativa que utilize o abraço como gatilho para uma reação luminosa”. 

Estava assim lançado o pensamento da obra e como diz o velho aforismo, “O homem pensa, Deus quer, a obra nasce”, claro está a obra nasceu mesmo.

Assim a instalação artística interativa consiste em vários elementos como descreve o autor: “uma câmara de vídeo, cuja imagem é transferida para um modelo de inteligência artificial que atribui às imagens a probabilidade de ser um abraço. Se essa probabilidade for superior a um valor pré-definido, então é despoletado todo um show de efeitos visuais”.

“Abraço de Coração” é uma instalação artística interativa de Élio Moreira, a qual nos transporta de um tempo pandémico, onde todos fomos suprimidos das nossas interações humanas, físicas e emocionais, para o tempo presente de pleno retorno à normalidade, às nossas comunicações e às nossas saudações afetivas, onde o aconchego caloroso de um abraço é um dos expoentes máximos das referidas interações, e particularmente, sendo um abraço apaixonado em pleno dia dos namorados. 

“Através de uma câmara e recorrendo a inteligência artificial, esta instalação é capaz de detetar um abraço, despoletando uma série de efeitos visuais que traduzem o sentimento investido nesse abraço”, refere o autor.

Acrescentando que “só funciona quando duas pessoas se abraçam e o coração deteta através de um sensor de inteligência artificial que reage através de um efeito de luz”. Resumindo é um abraço que acende três corações, um exterior enorme e dois interiores ainda maiores que ele.

No entanto é pertinente saber quem é o autor desta obra, que produziu a instalação artística interativa, o “Abraço de Coração”. Ao falar do autor estamos a falar de Élio Moreira, carrecense, e grande amigo de Carreço. Um jovem de 31 anos que surge nestas andanças das artes, apresentando a primeira instalação individual, mas revelador de um potencial enorme pelo que esperamos ver no futuro as suas novas criações.

-Licenciado em Engenharia de sistemas de energias renováveis, pela ESTG-IPVC.

-Mestrado em design de luz pela ESMAE-IPP. 

-Designer de luz de profissão, com uma perna de informática, eletrónica e programação.

-Integrado na equipa do palco principal de festivais como Primavera Sound, Paredes de Coura ou ainda Neopop.

-Diretor técnico e designer de luz, para produções da companhia de Música Teatral (Lisboa), na escola de dança Arte em Movimento (Viana) e outros.

-Integrado no desenvolvimento de projetos interativos para entidades como a AM Experience, OCUBO e Immersivus.

-Professor convidado no CEeSP de Artes e Tecnologias da ESE-IPVC e na Licenciatura de Luz e som da ESMAE-IPP.

A instalação “Abraço de Coração” foi inaugurada no passado dia 14 de fevereiro, na Praça da República em Viana do Castelo, para celebrar o dia dos namorados e vai estar à disposição do público até à quadra pascal, com o horário das 18h às 24h. O sistema deteta abraços durante todo o dia, pelo que, até ao momento já foram detetados mais de 1800 abraços. 

Parabéns Élio Moreira por este belo trabalho, desejamos-te muitas felicidades e fazemos votos para uma nova produção.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.