IPVC acaba de obter o reconhecimento EFQM

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] acaba de obter o RECONHECIMENTO EFQM “Committed to Excellence (C2E) 2 Estrelas”, pela entidade European Foundation for Quality Management (EFQM). Isto depois de já ter a Certificação ISO 9001 e a Certificação pela A3ES do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Isto faz com que o Politécnico de Viana do Castelo seja o 1º Instituto Politécnico a obter este reconhecimento, sendo a Instituição de Ensino Superior em Portugal que, atualmente, apresenta o nível mais elevado de reconhecimento pela EFQM.

“Este sucesso é resultado de um ano de trabalho intenso com envolvimento de toda a comunidade, motivada por um objetivo estratégico e uma aposta da Liderança do IPVC na Excelência”, congratula-se a Presidência do IPVC.

CERTIFICAÇÃO DESDE 2009
Desde março de 2009, que o IPVC tem o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado internacionalmente com a Norma ISO 9001, no âmbito de todo o Ensino Superior ministrado pela instituição (CTESP, licenciaturas e mestrados), na elaboração de Estudos e Projetos (IDI) e nos Serviços Sociais (alimentação, alojamento e bolsas) assim como outros Apoios Sociais na área da cultura, desporto, saúde e Mobilidade Sustentável (que inclui Bus-Académico e U-BIKE) e na promoção do emprego.

O Sistema de Gestão da Qualidade do IPVC também se encontra certificado, desde 2013, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior [A3ES], tendo o IPVC sido o primeiro Politécnico, a nível nacional, a possuir “esse reconhecimento” pela A3ES.

O IPVC torna-se assim a primeira Instituição de Ensino Superior cujo Sistema de Gestão tem um triplo reconhecimento, estando, simultaneamente, certificado com a Norma ISO 9001, certificado pela A3ES e reconhecido pela EFQM. Esta é – refere o IPVC – a entidade responsável pelo Modelo de Excelência, que ao longo dos últimos 20 anos, tem sido uma estrutura de suporte para organizações europeias e de todo o mundo, levando-as a desenvolverem uma cultura de excelência, a acederem a boas práticas, a conduzirem a inovação e melhorarem os seus resultados.

VERÃO COM CIÊNCIA”
Já começaram as atividades letivas da Escola de Verão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Estas irão decorrer até ao próximo mês de outubro e surgem no âmbito do Projeto “Verão Com Ciência”, através do qual o Politécnico de Viana do Castelo viu aprovado o Plano de Formação “Renovação de Coberturas Revestidas a Amianto em Edifícios Escolares “ Soluções Pró-Sustentabilidade Ambiental”.

A Academia de Verão envolve 15 estudantes que irão alternar entre aulas teóricas e práticas.  Envolve uma “componente teórico-prática” com 60 horas de lecionação, repartida por 30 sessões com 2 horas lecionadas em contexto de sala de aula. Na sequência da formação teórico-prática, serão ministradas “oficinas de formação” prática no terreno, num contexto de aprendizagem in situ, procurando proporcionar aos formandos a experiência de aprendizagem num “laboratório vivo”, em condições estrita segurança.

As oficinas de formação prática irão decorrer em finais de setembro e início de outubro do corrente ano.
Esta modalidade está centrada nas práticas de formação no terreno que possibilitem a transferência da aprendizagem relacionadas com a reabilitação ambiental de coberturas revestida a fibrocimento com amianto. A duração das “oficinas de formação” será de 60 horas, repartidas por 30 sessões com duas horas de formação diária.

Em suma, o Plano de Formação prevê uma duração total de formação de 120 horas, repartidas equitativamente por uma “componente teórico-prática” e por “oficinas de formação”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.