IPVC acolhe exposição de Júlio Pomar

A sala de exposição do Centro Académico do Instituto Politécnico de Viana do Castelo acolhe uma exposição sobre Júlio Pomar. A mostra estará exposta até ao dia 31 de agosto e conta com mais de 50 trabalhos do artista.

O presidente do Instituto explicava que “a arte, quando falta tudo, é o que nos fica”. Rui Teixeira agradecia aos curadores da exposição por permitirem: “ter mais este ponto para os nossos alunos”.

A mostra contempla várias obras do pintor, falecido no ano passado. “O desenho como possibilidade de pensamento, ou seja, é através do desenho que ele pode ir pensando questões que atravessam toda a sua obra, ao longo de 70 anos”, referia um dos curadores da exposição. Pedro Faro dava conta de que a exposição no IPVC é “uma pequena amostra do desenho nas várias possibilidades técnicas”.

Hugo Dinis é o outro curador da mostra e explicou que numa das paredes da Galeria colocaram alguns dos animais desenhados por Pomar. Em outubro o Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa, irá organizar uma exposição com todos os animais elaborados pelo artista.

A mostra surge de um convite da Oficina Cultural do IPVC e incidia na componente do desenho. “Surgiu de um convite e tinha como base o desenho, porque este é transversal a todos os cursos”, sublinhava Pedro Faro. Corroborado por Hugo Dinis, que acrescentava: “Temos essa preocupação de fazer essa ligação com a comunidade escolar”.

Item adicionado ao carrinho.
1 item - 100.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.