Iúri Leitão é campeão mundial de ciclismo

O ciclista natural de Viana do Castelo sagrou-se campeão do mundo da disciplina olímpica de omnium, no dia 05 de agosto, na pista escocesa de Glasgow, realizando um dos “maiores sonhos”.

Para se sagrar campeão do mundo, Iúri Leitão venceu as duas primeiras das quatro provas da disciplina, scratch e tempo, e foi segundo na perseguição, defendendo depois a sua posição de liderança na prova de pontos.

“Vi realizado um dos meus maiores sonhos, estou muito feliz. Para nós, que somos um país pequeno, com curta história na pista, tendo começado há uma década, sermos campeões do mundo ao fim de 12 anos é completamente inacreditável“, disse à Eurosport, assumindo que o trabalho de equipa e o apoio da família foram os dois pilares essenciais na sua ascensão ao topo.

“Claro que se deve ao trabalho de equipa, ao apoio da família, ao staff atrás de mim. Eu conquisto os pontos e estou no espetáculo, na pista, mas isto é um trabalho de equipa e devo-o a toda a gente que está por trás deste êxito“, acrescentou ainda o atleta.

Com esta conquista e com o título mundial de Rui Costa no ciclismo de estrada, em 2013, Portugal fica mais perto dos Jogos Olímpicos, uma vez que os mundiais são fundamentais para o ranking de apuramento para o Paris2024.

“É absolutamente indescritível a sensação de vencer o campeonato do mundo de omnium! Quero deixar um especial agradecimento à minha família e a toda a @equipzzz_tuga por fazerem de mim o ciclista que sou! Obrigado, Portugal“, reagiu também nas redes sociais.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.