Jorge Teixeira defende integração da rede de transportes na CIM Alto Minho

O candidato do BE à Câmara de Viana do Castelo quer a integração da rede de transportes dos 10 concelhos da região na Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, para garantir eficácia e preços acessíveis aos munícipes.

“A nossa proposta tem sido sempre migrar a questão dos transportes para a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho para que seja a CIM a articular toda a rede de transportes disponível nos vários concelhos do Alto Minho”, afirmou, à agência Lusa, Jorge Teixeira.

A atual concessão de transportes “privilegia sobretudo a rede dentro do concelho, durante a semana não funciona a partir das 21h00, e não opera aos fins de semana e feriados”, promovendo a utilização de transporte particular”, sublinha o candidato.

Segundo o arquiteto e professor do ensino superior, de 56 anos, se “os transportes escolares estão mais ou menos bem resolvidos”, o mesmo não se passa “com os que servem quem trabalha, sendo que o comboio, através da Linha do Minho, também não é alternativa”.

Com a integração da rede de transportes na CIM Alto Minho, “passaria a existir uma única autoridade para os transportes e passes intermodais, garantindo a circulação dentro da região, através de qualquer meio de transporte escolhido a preços limitados e justos”.

“O passe da viagem entre a freguesia de Carreço e Viana do Castelo, por exemplo, quer seja de comboio ou de autocarro, custa cerca de 35 euros. O Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) refere que dentro do concelho nenhum passe deve custar mais de 30 euros, sendo que para pessoas com mais de 65 anos deve custar metade (15 euros)” explicou.

Jorge Teixeira garantiu ainda que o partido “apesar de todas as dificuldades, tudo fará para dissolver a empresa Águas do Alto Minho (AdAM), ou pelo menos que Viana do Castelo encete todos os esforços para se retirar desse processo, fazendo regressar a gestão das redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico ao município”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.