O presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, acompanhado da vereadora da coesão social, Carlota Borges, esteve em Santa Marta, no dia 15 de abril, na cerimónia de apresentação do remodelado Jardim de Infância, nos espaços do Centro Paroquial. O edifício ganhou mais três salas, copa de leite e fraldário, possibilitando a receção de 42 crianças, dos 0 aos 36 meses de idade.
Presentes na cerimónia estiveram, também, o vereador Hermenegildo Costa; a diretora do Centro Distrital da Segurança Social, Cristina Oliveira; a presidente da UDIPSS, Filomena Araújo; o presidente, Paulo Maciel, e restante executivo da Junta de Freguesia; a presidente, Alice Antunes, e alguns membros da Assembleia de Freguesia; representantes de diferentes instituições da freguesia; membros dos diversos movimentos da paróquia e a maioria dos antigos e atuais dirigentes dos corpos sociais do Centro Social Paroquial.
Após as boas-vindas da diretora técnica do Centro Social, Fátima Parente, usou da palavra o pároco e presidente da instituição, padre Valdemiro Domingues, que apresentou uma resenha histórica do Centro Social, de algum modo pioneiro no apoio social às famílias, já que nasceu como instituição jurídica canónica de natureza pública, com vocação de instituição particular de solidariedade social, primeiro que a própria Diocese de Viana do Castelo, pois foi fundado por decreto da Arquidiocese de Braga, de 6.07.1977, era pároco o atual Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias. Começou por agradecer a presença de todos e, de um modo especial, na pessoa do presidente da Câmara, o bom acolhimento da autarquia para o projeto, desde a primeira hora, e os gestos de especial ajuda e colaboração, englobando no reconhecimento os vereadores, Luís Nobre e Carlota Borges e o apoio na execução, do arquiteto Luís Faro Viana, dos quadros da Segurança Social. Tudo tão intensamente vivido que não resistiu à citação de Pessoa: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. Nesta azáfama e empenho de todos, referiu a dedicação dos funcionários, indistintamente, desde a senhora dos serviços gerais à diretora técnica. À diretora do Centro Distrital agradeceu a prestável orientação e a paciência que sempre tiveram para lidar com a instituição e lançou-lhe o desafio de nunca se cansarem de promover e concretizar tudo quanto esteja ao alcance da Segurança Social na cooperação em prol das famílias.
José Maria Costa aproveitou a visita ao espaço para elogiar a dedicação, o trabalho e carinho com que as instituições de solidariedade social prestam serviços à comunidade. Lembrou ainda o orgulho que Viana do Castelo sente em ser o quarto concelho do país com mais respostas sociais para os cidadãos. Reforçou que o mérito é principalmente do serviço que é prestado por instituições vianenses que, ao longo dos anos, apoiam a comunidade, desde a primeira idade até à população idosa, pelo que pediu aos presentes para prosseguirem no apoio ao seu pároco, que a autarquia sempre estará ao lado dos sonhos e projetos das pessoas.
No verão de 2017, cerca de um terço dos espaços internos começaram a sofrer obras de fundo, para a criação de três salas, copa de leite, fraldário e outros anexos, com capacidade para 42 crianças, dos 0 aos 36 meses de idade, entre creche e berçário. O Centro Social tem ainda valência de Jardim de Infância, ATL e Centro de Dia.
O engenheiro Filipe Lima, na qualidade de técnico responsável, fez a apresentação de toda a obra de beneficiação, à qual dedicou muitas horas de acompanhamento. Ele também integra os corpos sociais do Centro. E uma vez explicada, por todos foi visitada, antes de ser servido um Porto de Honra, com que terminou uma cerimónia que, não deixando de ser formal, foi de afetos e de confiança num futuro melhor em Santa Marta, com a abrangência de todos os escalões etários.