Decorreu no Centro de Alto Rendimento de Anadia (CAR – Aveiro) o Campeonato Zonal da Região Norte de Juvenis e o Campeonato Regional da Zona Norte de Cadetes, que juntou cerca de 120 atletas de vários clubes dos distritos de Aveiro, Braga, Guarda, Porto, Viseu, Vila Real e Viana do Castelo.
O Judo do Sport Clube Vianense esteve “muito bem representado nas duas provas”.
Em juvenis, o judoca Frederico Durães, na primeira competição, arrecadou a medalha de bronze, na categoria de -38kg, “uma categoria extremamente disputada onde demonstrou uma tremenda garra e um potencial enorme”.
Nos cadetes, a judoca Giovanna Fernandes arrecadou “brilhantemente a medalha de ouro, na categoria de -52kg, ao levar de vencida todas as adversárias pela vantagem máxima-Ippon”.
“São jovens promessas que honram os pergaminhos do longo historial do Judo do S.C.Vianense, e sempre na linha da frente, demonstrando que os responsáveis ganham, apostando na formação, onde são construídas as bases e os alicerces do futuro das modalidades desportivas”, refere fonte do clube.
“O Sport Clube Vianense sempre se pautou por trabalhar para a formação, sem interesse em conseguir resultados “à pressão”, mesmo nos escalões que nada trazem à modalidade, pois é nestes escalões juvenis e cadetes que devemos apostar, indo, também ao encontro do projeto de desenvolvimento instituído pela Federação Portuguesa de Judo, promovendo a deteção de talentos, com vista a integração nas seleções nacionais de Judo, melhorando o processo evolutivo do Judo em Portugal/Regiões, a começar pelas camadas jovens, bem como os aspetos formativos. Estamos certos de que continuamos no bom caminho, construindo a “Pirâmide” pela base e não pelo seu vértice …”, acrescenta.
Com estes resultados, “o Sport Clube Vianense foi o único clube da cidade de Viana a conquistar lugares no pódio. Juntando-se a outros clubes medalhados do distrito, como o Jucaminha e Juvalença e a um outro clube do nosso concelho que também aposta na formação dos Judocas o CSPAlvarães com uma medalha de Bronze na prova”.
Fonte do SC Vianaense diz: “pretendemos criar atletas e sobretudo pessoas capazes de enfrentar os desafios que a vida lhes vai colocar, sempre dentro do nosso código moral, somos uma escola da vida”.