Desporto em registo semanal

Carlos Baptista
Carlos Baptista

Viana do Castelo, a cidade e o seu concelho, regista um ecletismo desportivo assinalável, pujante e promissor, tantas as modalidades, práticas e sucessos desportivos dos seus atletas e clubes. Pese a paixão nacional pelo desporto rei e a declarada e palpável falta de cultura desportiva de que enfermamos desde sempre, Viana é, desportivamente falando, muito mais que futebol. Por isso, o ecletismo desportivo, é hoje uma imagem de marca da cidade. É mais que tempo dos vianenses o reconhecerem e darem a essas modalidades não futebolísticas, a atenção, o apoio e o carinho pelo muito que elas têm feito para o merecerem.

Cresce a presença de atletas vianenses chamados à seleção nacional de canoagem Slalom: Maria Enes, vencedora dos 500m k1 cadete, e agora Lucas Jacob e Alexis Esperanças, vencedores das seletivas nacionais, todos do Darque Kayak Clube. Lucas Jacob competirá em sub 23 e sénior e Alexis Esperança em juniores. O DKC a subir, e Viana a afirmar a aposta certeira nos desportos náuticos!

Ana Rodrigues, da Escola Desportiva de Viana, esteve em grande plano e venceu as provas dos 50 e 200m bruços no Meetig Internacional do Porto, disputado entre 49 equipas. A campeã nacional da EDV, bateu ainda o recorde do meeting nos 50m bruços por duas vezes e, com 828 pontos, lidera a Tabela Feminina. Uma atleta de primeira água e de se lhe tirar o chapéu!

Louros para Alexandra Fernandes, atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, campeã nacional em Ultra Skyrunning, no escalão F50. O título nacional foi conquistado em Santana, na Ilha da Madeira. Quase nove horas a correr numa única prova, é mesmo de atleta “olímpico”!

A velejadora do Clube de Vela de Viana do Castelo, Luísa Peres, campeã nacional de vela, classe ILCA 6, vai participar nos 19.º Jogos do Mediterrâneo Oran’2000, na Argélia, integrada no Programa Preparação Olímpica e Alto Rendimento, dirigido pelo Comité Olímpico de Portugal. A nossa campeã chamada a representar Portugal!

Na ginástica, o jovem afifense Manuel A. Teixeira, de 11 anos, arrebatou no fim de semana, o título de campeão nacional de minitrampolim, em representação do Arco C. Maia. De pequenino se agarra o destino!

Bronze para o VC Viana no Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos de Voleibol na Fase Final do Nacional disputado em Viana. A equipa vianense defrontou o CV Oeiras e ganhou por 3–0, garantindo o terceiro lugar na Final 8. Os títulos no voleibol de Viana, começam com os mais pequenos!

Na Galiza, no Rosal, aqui perto, Daniel Moreira, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, subiu ao pódio, ao conquistar com um sprint vigoroso, o 2.º lugar, na prova de Cadetes, no XVI Trofeo Montes do Rosal, prova do calendário de Federação Galega de Ciclismo. Os mais jovens ciclistas da Tensai/Santa Marta a honrarem os pergaminhos do clube!

Nos Campeonatos Nacionais Universitários, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo bateu a AAIPCA, por 1–7, em jogo da segunda Jornada Concentrada Norte de Futsal que decorre na Universidade do Minho. O IPVC mostra por que tem uma Escola de Desporto! 

No futebol, o SC Courense ergueu o “caneco” de grande vencedor da Taça da AFVC, conquistada ao AD Ponte da Barca, numa final inédita disputada em Valença, após 40 grandes penalidades! Depois do nulo em jogo disputado, o placard marcou 15–14. Tantos “tiros” à baliza nunca se tinha visto!

Romário Crespo Silva, 27 anos, vianense nascido em Lyon, (irmão de Miguel Crespo – Fenerbahçe), avançado do SU Cardielense, é o melhor marcador do campeonato distrital da primeira divisão AFVC, batendo todos os seus rivais na luta pelo melhor “artilheiro”, com 18 golos. A veia goleadora deste vianense fervilha na família!

A Vertical Elevador Santa Luzia, uma competição em percurso ascendente que acompanha os carris do elevador, estreou-se em Viana, no fim de semana. Os atletas tiveram que vencer 650m e um desnível de 160m. Uma prova para ganhar raízes na cidade!

O Hóquei em Patins já foi uma paixão dos nossos vizinhos de Vila Praia de Âncora, e agora vai voltar a sê-lo. A Associação Desportiva Juventude Vila Praia (ADJVP) vai avançar com a criação da equipa sénior masculina já na próxima temporada, com o propósito de participar no Campeonato Nacional da III Divisão. Mais competição para o hóquei no distrito, que bem precisa!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.