A lancha de fiscalização da Marinha Portuguesa NRP Rio Minho já se encontra novamente operacional em Vila Nova de Cerveira depois de ter ficado concluído o longo processo de manutenção e renovação de certificado e licenças de navegabilidade.
Como forma de assinalar este regresso e retribuindo a visita do novo comandante, o tenente Santos Nascimento, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, esteve na embarcação, dando as boas-vindas e desejando os maiores sucessos no desempenho das suas funções.
Os trabalhos de reforço da operacionalidade do NRP Rio Minho decorreram entre agosto de 2020 e setembro de 2021 nos estaleiros de Vila de Conde. Esta lancha de fiscalização foi concebida para a patrulha da fronteira fluvial norte de Portugal, principiada em 1864, tendo como missão fiscalizar e controlar as águas do Troço Internacional do Rio Minho, a jusante de Valença, e, ocasionalmente, a área costeira adjacente à sua foz, exercer presença naval, executar atos de representação e contribuir para o sistema de salvamento marítimo.