O último dia de Luís Montenegro no distrito de Viana do Castelo serviu para visitar os Estaleiros Navais West Sea. Na saída, o líder do PSD enalteceu a boa opção política tida há oito anos pelo governo do Partido Social Democrata de privatizar aquela estrutura.
“Estamos a fechar com chave de ouro esta semana que tive oportunidade de viver no distrito de Viana do Castelo”, dizia o líder social democrata.
Luís Montenegro contava que o “processo de subconcessão dos Estaleiros foi muito polémico, mas hoje estamos na presença de uma infraestrutura com muito sucesso na reparação e na construção naval e que emprega várias centenas de pessoas”.
Na comitiva que visitou os estaleiros navais West Sea estava José Pedro Aguiar Branco, ministro do Governo de Pedro Passos Coelho, aquando da privatização dos estaleiros. Luís Montenegro elogiou a decisão tomada em 2014. “É uma empresa que valoriza a atividade económica do país, a região e é sinónimo de que na política, às vezes, é preciso ter coragem. É preciso contrariar correntes mediáticas que parecem adversas, mas com tenacidade, inteligência podem desembocar em bons exemplos”.
Crítico do excesso de burocracia, Luís Montenegro deu conta, aos jornalistas, de que o líder da Martifer, empresa concessionária, lhe falou que “a empresa tem tido muita procura de serviços quer no âmbito da construção, quer no âmbito da manutenção de navios”, contudo “a construção de uma nova doca esbarra na burocracia. Há uma componente burocrática muito assinalável e há uma coisa que é necessário começar a falar, nós aplicamos e transpomos muitas das diretrizes da União Europeia de uma forma muito mais exigente do que aquilo que fazem os outros estados membros e às vezes criamos problemas de competitividade”.
Foto: PSD