Manter viva a “esperança da Páscoa”

Este ano 2021, os deonenses tiveram mais uma vez que se proteger nesta Páscoa, tal como fizeram na Páscoa do ano passado.

Apesar desta situação “dolorosa”, Deão soube manter viva a “esperança da Páscoa”, cumprindo escrupulosamente os limites à lotação da igreja e outras normas recomendadas pela DGS.

Responsabilidade e respeito coletivo! Não é de todo aquilo que todos desejávamos, falta-nos a convivência, o companheirismo, o convívio, o relacionamento presente e assíduo com os nossos amigos e familiares. Deão manteve viva a tradição e o espírito de união e alegria tão característicos desta época. O Futuro traz-nos confiança!

Construção do equipamento educativo
A Associação de Pais de Deão, fruto da necessidade de um centro escolar com os níveis de ensino de 1.º ciclo e educação pré-escolar para estas freguesias da margem esquerda do Lima, apresentou uma proposta na Assembleia de Freguesia a 19 de junho de 2019, para a construção de um centro educativo em terreno da autarquia, terreno esse denominado de “Quinta do Daniel”, na freguesia de Deão e adquirido recentemente pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Não obtivemos qualquer resposta pelo poder político neste longo período, abertura para essa hipótese sim, mas de concreto não se verificou.

Acreditamos que a aquisição desse terreno torna esse projeto mais facilitador na sua aplicabilidade e concretização e faz com que Deão, que ao longo dos anos tem desempenhado um papel importante na relação com as freguesias circundantes devido às inúmeras valências e equipamentos que dispõe ao serviço da população, bem como pela sua localização central, o local estratégico e fulcral na resposta a estas necessidades educativas, evitando assim a possibilidade de uma desertificação local.

A freguesia de Deão, em 800 metros em linha reta dispõem de Centro Social Paroquial de Deão que tem como respostas sociais o SAD, Centro de Dia, Creche e ERPI – Lar de Idosos; Pavilhão Gimnodesportivo, a escola EB1 com cantina escolar, uma Associação de Pais de Deão, a AJD num edifício mesmo ao lado e que também presta apoio ao ensino.
Mas então, porque insistem em adiar o inevitável?

E porque não vale a pena adiar e esconder o problema, entendemos que temos que salvaguardar os interesses das freguesias da margem esquerda do Lima e acima de tudo, salvaguardar o futuro educativo dos nossos filhos.

Foram sucessivas as promessas para a construção de um centro educativo de ensino básico mas de concreto a população não tem nada.

Não podemos adiar mais, iremos continuar a trabalhar no diálogo com quem deseja construir algo benéfico para as freguesias locais, sempre em prol da educação dos nossos filhos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.