Morreu D. José Augusto Pedreira

O bispo emérito de Viana do Castelo, D. José Augusto Pedreira, morreu no último dia 14, quarta-feira, aos 85 anos.

Conforme referiu o presidente da Câmara de Valença, concelho de onde o prelado era natural (freguesia de Gondomil), “D. José Pedreira morreu no hospital de Braga, onde se encontrava internado”.

Após os atos religiosos na última sexta-feira, na Sé de Viana, foi a sepultar no cemitério da Ordem Terceira, nesta cidade.

As exéquias foram presididas por D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. “Com D. José Augusto vemos passar para a eternidade mais um Bispo da nossa Diocese e com ele constatamos que, uma Diocese, que não tendo ainda cinquenta anos, vê fechar um ciclo de quatro Bispos residenciais. Todos já na eternidade”, observou.

D. José Pedreira foi bispo da diocese de Viana do Castelo entre 1997 e 2010. Na capital alto-minhota, foi também professor e diretor do Colégio do Minho. A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou um voto de pesar pelo falecimento do prelado e decretou um dia de luto municipal.

A Diocese de Viana do Castelo foi ereta em 3 de novembro de 1977 e teve já quatro bispos, todos já falecidos, Além de D. José Pedreira e D. Anacleto Oliveira (falecido a 18 de setembro último), exerceram essas funções D. Júlio Tavares Rebimbas e D. Armindo Lopes Coelho.

Foto: Diário do Minho

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.