Na última semana (12 a 18 de outubro), a GNR efetuou, no distrito de Viana do Castelo, nove detenções. Destas, destaca cinco por condução sob efeito do álcool, um por condução sem habilitação legal, outro por detenção ou tráfico de armas proibidas e outro por tráfico de estupefacientes.
No mesmo período, foram apreendidas 241 doses de liamba e um bastão extensível.
Relativamente a trânsito, verificaram-se 314 infrações. Destas, 178 por excesso de velocidade, 30 por falta de inspeção, 15 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 10 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.
Ocorreram 51 acidentes de que resultaram 15 feridos leves.
Medidas Covid-19
A GNR anunciou o reforço do patrulhamento e da fiscalização ao cumprimento das normas e medidas associadas à declaração da situação de calamidade, contribuindo para a prevenção da disseminação da COVID-19.
Tendo entrado em vigor novas medidas, de caráter excecional, necessárias ao combate à COVID-19, a GNR irá orientar o patrulhamento e a visibilidade policial para os locais de maior circulação e propícios ao ajuntamento de pessoas, como as escolas, superfícies comerciais e outras áreas afetas a atividades de lazer, relembrando ainda que a concentração de pessoas foi agora reduzida para um máximo de cinco.
A GNR refere que irá monitorizar o cumprimento das medidas em vigor através do reforço da informação e de ações de sensibilização, não deixando de atuar com firmeza, quando necessário. Para além do regime contraordenacional em vigor, a GNR recorda ainda que a violação do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência, assim como o não acatamento de uma ordem legítima do militar da Guarda para fazer cessar uma infração neste âmbito.