O emblemático Sanfins Medieval – IX Encontro Galaico Minhoto está de volta no, domingo, 4 de setembro, no Mosteiro de Sanfins, em Valença.
Esta edição é uma iniciativa que pretende dinamizar um dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular.
A jornada medieval começa às 16h00 com um atelier de pintura no Claustro do mosteiro que contará com a participação de vários pintores da região. Segue-se a recriação e explicação da confeção do Anho à Sanfins com arroz do pingo no forno a lenha, que decorrerá na Casa da Eira do Mosteiro.
Para as 18h00 está programada uma visita guiada ao Mosteiro e à Cerca da Quinta a cargo do historiador Narciso Serra.
Ponto alto do evento será a Ceia Medieval (por marcação prévia), com o célebre Anho à Sanfins assado nos fornos de lenha, com arroz do pingo, acompanhado dos bons vinhos da região. Como boa ceia galaico minhota não pode faltar as famosas empanadas e os Caldos do Couto.
Para as 21h00 está programado o espetáculo “Música na Capela” com o grupo Eishan Ensemble, na igreja do mosteiro. Segue-se às 22h00 o concerto “Sons do Couto” a cargo do grupo Luar do Minho.
O IX Encontro Galaico Minhoto encerra com a tradicional Queimada Galega, onde não faltará o “Conxuro”, as meigas, os misticismos e muita tradição.
A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins.