O Município de Ponte de Lima apoiou a transferência dos refeitórios escolares, no ano letivo de 2022/2023, da Escola Básica da Correlhã, Escola Básica 2/3 Ciclo da António Feijó e Escola Secundária de Ponte de Lima para gestão direta dos respetivos agrupamentos, colocando colaboradores do Município nos referidos refeitórios para preparação e confeção das refeições.
Na Escola Básica de Ponte de Lima e Jardim de Infância de Ponte de Lima a gestão do refeitório também foi assumida diretamente pela Associação de Pais e Amigos dos Alunos da Escola Básica de Ponte de Lima.
Com esta alteração, verificou-se um aumento significativo no número de refeições servidas quando comparado com igual período do ano letivo anterior. Nestes estabelecimentos de ensino, as ementas são elaboradas pelo Serviço de Nutrição do Município que obedecem às orientações da Direção-Geral da Educação relativas à confeção/quantidades e respetiva frequência da oferta de produtos alimentares
Os refeitórios escolares constituem espaços privilegiados de educação para a saúde, promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social, uma vez que fornecem refeições nutricionalmente equilibradas, saudáveis e seguras a todos os alunos, independentemente do estatuto socioeconómico das famílias.
Atendendo à importância crescente que as refeições escolares têm assumido nos últimos anos, a Autarquia pretende assegurar um serviço de qualidade quer do ponto de vista nutricional, quer da garantia das condições higio-sanitárias dos alimentos, que se refletem na saúde das crianças e jovens.