Município galardoou personalidades e instituições vianenses

Entrega de medalhas e diplomas marcaram as comemorações dos 174 anos da elevação de Viana do Castelo a cidade. 

Na cerimónia, o presidente da Câmara lembrou as ações marcantes dos homenageados. “Neste aniversário, em que também assinalamos o dia da nossa cidade, condicionada pela pandemia, servimo-nos do seu impulso para agradecer também o trabalho dos vianenses. São, para mim, vianenses de naturalidade e do coração, que agraciamos com distinções. São homens e mulheres da ciência, da saúde, da cultura, da justiça. São instituições e são empresas”, referiu Luís Nobre na cerimónia que decorreu, ao final da tarde da última sexta-feira, no Teatro Sá de Miranda.

Entre os presentes – galardoados e familiares, autoridades locais e autarcas -, esteve presente o Bispo da Diocese, D. João Lavrador, a quem foi cantado, sob proposta do edil, o “Parabéns a Você”. Ocorria, nesse dia, o 66.º aniversário do prelado.

O edil lembrou a data de “20 de janeiro de 1848, momento em que a Rainha D. Maria II assinou a carta régia de elevação de Viana do Castelo a cidade. Apelidada de “a Educadora” e “a Boa Mãe”, souberam os vianenses honrar tão significativa distinção, cuidando da sua maior expressão e pilar do seu desenvolvimento, a Educação, assumindo-se, ainda, no tempo como a Princesa do Lima, diligente nos bons costumes, tradições e chieira.”

O autarca observou que, nesse dia, se assinalava um ano da abertura do Centro de Vacinação. “Foram vacinadas mais de 76 mil pessoas e, volvido um ano, está imunizada, com as três doses da vacina, uma considerável percentagem da população vianense: 83%”.

“Vivemos tempos desafiantes, exigentes e de incerteza global, mas em honra dos que construíram e elevaram tão distinta cidade, mas também pelos que hoje destacamos, demonstrando, em todos os momentos e situações, vontade e capacidade de escutar a sociedade, todos os vianenses”, acrescentou.

“Hoje, eternizaríamos mais uma expressiva página da nossa trajetória histórica, entregando os títulos honoríficos aos Cidadãos “Honorários”, “de Honra”, “de Mérito” e “Instituições de Mérito”, verdadeiros testemunhos da nossa grandeza coletiva e garante de um futuro promissor e sustentável, pelo manifesto aqui o meu emocional”, concluiu.

Em nome dos Cidadãos de Honra falou o empresário Johan Stevens que agradeceu o “privilégio do reconhecimento público que nos honra” e do orgulho que os vianenses devem ter e mostrar na sua cidade durante todo o ano e não só nas Festas d’Agonia.

Ana Paula Mourão falou em nome do pai e outros cidadãos honorários, galardoados a título póstumo, agradecendo o título e o reconhecimento pelos serviços relevantes prestados.

Já a Júlio Pinto coube agradecer em nome  dos cidadãos de mérito, pelo reconhecimento das obras e empreendimentos promovidos, terminando a parafrasear o slogan de Viana do Castelo, ao dizer que “quem gosta, vem; quem ama, fica”. Situação que aconteceu com ele próprio, natural de Arcos de Valdevez.

Pelas instituições de mérito falou Manuela Machado que destacou o apoio da autarquia e das instituições ao Desporto e à Cultura. Nesse  sentido, lembrou o título de Cidade Europeia do Desporto 2023 atribuído a Viana do Castelo, que, considerou, ser resultado desse esforço.   

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.