“Nós estamos ao serviço da cidade”, diz o presidente da EDV

A autarquia vianense celebrou um contrato de comodato com a Escola Desportiva de Viana (EDV) para a gestão da futura Praça Viana no dia do 45.º aniversário, a 12 de maio. O presidente da EDV ressaltava a missão da coletividade, que é estar “ao serviço da cidade” e na defesa do “atleta do concelho”.

Rui Silva mostrava-se satisfeito de ter, ao fim de 45 anos, um espaço próprio. “Desde que esta direção chegou aqui a preocupação era o espaço e a qualidade dos técnicos. A qualidade do espaço e dos técnicos vão dar qualidade aos atletas”. Acrescentando que “a EDV viveu 45 anos dependente de espaços externos. E temos a certeza absoluta que ao termos um espaço conseguimos aumentar o número de atletas”.

O presidente da EDV manifestava que “a nossa missão é a massificação da atividade desportiva. Nós queremos criar condições para aumentar a prática desportiva”. Rui Silva salientava que “a ideia da Praça Viana ultrapassa em muito o clube. Não queríamos um pavilhão desportivo, mas um espaço de prática e de treino”.

“Hoje é o culminar de um trabalho, mas também o princípio de uma grande responsabilidade”, referia Rui Silva.

O autarca, José Maria Costa, indicou que a assinatura do documento no dia em que a coletividade assinalou 45 anos de existência representou “um momento particularmente feliz” e um voto de confiança à EDV.

O edil considerou que, “nos últimos 11 anos, assistiu-se a uma transformação profunda no tecido desportivo e nos equipamentos desportivos do concelho”, indicando que a “maior centralidade” do desporto possibilitará a Viana do Castelo ser Cidade Europeia do Desporto em 2023, naquele que será “o corolário” do trabalho promovido.

A empreitada de Reabilitação e Refuncionalização da Praça Viana, cujo orçamento é de 3,7 milhões de euros terá um prazo de execução de 18 meses. Será criada uma estrutura multifunções para servir o desporto e os jovens, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo. A refuncionalização deste equipamento está integrada na estratégia municipal de construção e requalificação de espaços desportivos para a Cidade Europeia do Desporto 2023.

A intenção da autarquia passa por transformar a antiga arena, com uma área desportiva útil de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, num ‘campus’ desportivo, com requalificação do edifício e das zonas adjacentes. Assim, este equipamento municipal está a ser refuncionalizado, permitindo que fique ao serviço da formação desportiva e do desporto dos vianenses.

A futura Praça Viana resulta numa parceria com a Escola Desportiva de Viana, assumindo o espaço uma dupla função, já que durante o dia e nos períodos de atividades letivas estará ao serviço da comunidade escolar, sendo depois utilizado como equipamento de apoio às atividades da EDV.

O piso 0 contará com áreas comerciais destinadas a comércio e serviços, com acesso pelo exterior e independentes do edifício principal; receção, secretaria e administração; balneários; salas de treino/aquecimento; área de Ginástica Rítmica e Artística/Campo de Jogos; área de Ginástica de Trampolins e Saltos; campo de jogos e área técnica. Já o piso 1 terá bancada de 240 lugares, sala de troféus, restaurante, bar, cozinha e instalações sanitárias públicas.

A reconversão da antiga praça de touros, desativada desde 2009, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.