Nossa Senhora das Dores

Tem lugar nos próximos dias 15 e 16 de setembro as festas em honra de Nossa Senhora das Dores, que este ano contemplam um programa, que pretende reativar as tradições seculares destas festas que vinham adquirindo um cariz meramente Litúrgico, tendo perdido a sua componente mais festiva.

O culto a Nossa Senhora das Dores, iniciou-se em 1221, no Mosteiro de Schonau, na então Germânica, hoje Alemanha. A festa em sua honra, como hoje a conhecemos, celebrada a 15 de setembro, teve início na cidade de Florença, em Itália, no ano de 1239, através dos “Servos de Maria” uma ordem profundamente Mariana.

Do programa das Festas de 2018 destaca-se:
No dia 15, a Igreja celebra a memória de Nª Srª das Dores, e às 18h30 na igreja Paroquial realiza-se uma Eucaristia Solene em honra de Nª Srª das Dores.

No dia 16, dia principal das festas, o programa consta do seguinte: 10h30, na igreja Paroquial, Eucaristia Solene em honra de Nª Srª das Dores; 11h30 atuação do “Grupo de Bombos da Ronda Típica da Meadela”; 15 horas, entrada da Mordomia, acompanhada da Banda de Música do Círculo Católico operário de Barcelos; 16h, oração do Rosário; 16h30, imponente Procissão da Senhora das Dores, a que se seguirá um concerto musical pela Banda de Música do Círculo Católico operário de Barcelos, pelas 17h30. Às 18h realiza-se o tradicional leilão de oferendas, cujo contributo reverte a favor da realização das festas.

Estas festas são uma organização da Paróquia da Meadela e Comissão de apoio da Ronda Típica da Meadela e contam ainda com o patrocínio da Câmara Municipal, União de Freguesias de Viana (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela e dos supermercados COVIRAN.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.