Novo Pároco tomou posse

Um encanto! Não encontramos melhor expressão para traduzir os momentos vividos pela comunidade de Santa Marta de Portuzelo, aquando da tomada de posse do novo pároco, P.e Christopher Vaz de Sousa. Uma receção simples, mas com carinho, traduzido no sorriso e entrega de um ramo de flores, por uma criança da catequese.

Toda a comunidade, apenas avisada e não convidada, fez questão de estar presente ou representada, com suas entidades civis, sociais e religiosas. Muitas palmas, seguidas de toques de clarim, pela Fanfarra do Centro Paroquial, antecederam a entrada numa igreja que se tornou pequena para tantos, entre eles, pessoas vindas das paróquias de Nossa Senhora de Fátima e de Refoios, com destaque para os familiares do empossado. Posse em que foi gratificante sentir a união fraternal dos sacerdotes presentes, que concelebraram com o novo pároco e testemunharam todo o procedimento de posse, eficazmente dirigido pelo Arcipreste de Viana do Castelo, P.e Nuno Maria Santos.

A assembleia viveu alguns momentos de muita emoção, tais como o agradecimento à comunidade feito pelo anterior pároco P.e Valdemiro, seguido da simbólica entrega das chaves do sacrário ao seu sucessor; o juramento do novo pároco sobre os Evangelhos; a assinatura do termo de posse e a sua primeira comunicação à comunidade, na qual manifestou profunda gratidão aos instrumentos de que Deus se serviu para o seu “sim” à vocação sacerdotal: em especial os seus familiares, catequista e pároco de Refoios do Lima.

Nos primeiros passos desta nova experiência pastoral agradeceu ao P.e Valdemiro Domingues o trabalho de quase 28 anos na paróquia e a colaboração nos dias que se seguiram à sua nomeação.

Ainda integrando a cerimónia, um membro do Conselho Económico dera, no princípio, as boas-vindas em nome da comunidade, declarando, nomeadamente: … “Queremos transmitir-lhe o desejo de que, a partir de hoje, seja para nós a inspiração e o incentivo para continuarmos a desenvolver a nossa fé, porque acreditamos que é um enviado de Deus (…)”.

Na verdade, foi um encanto este fim da tarde de domingo, dia 16 de setembro.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.