Números de infetados com Covid “estão a crescer” em Viana do Castelo

Oficialmente não há informações sobre os números exatos de infetados com Covid-19 no concelho de Viana do Castelo. Contudo, ontem, na reunião de Câmara, o autarca vianense manifestou preocupação pelos números que “estão a crescer”.

Questionado pela nossa reportagem sobre o número exato, o autarca remeteu esclarecimentos para os responsáveis de Saúde Pública. Mas até ao momento não conseguimos receber essa confirmação.

José Maria Costa dizia que “cada um de nós tem de ser um agente da proteção civil”. Apelando ao uso de máscara mesmo no exterior dos edifícios. “Há uma recomendação de não aglomeração de mais de 20 pessoas e tem havido aglomerações que excedem. Estou preocupado com algumas situações que estão a acontecer em Viana”.

Antes da Ordem do Dia, a vereadora da CDU, Cláudia Marinho, questionava o autarca sobre os vendedores ambulantes, que não têm autorização para vender, por exemplo gelados. O autarca socialista insistia no equilíbrio entre a economia e a segurança das pessoas. “Não me peça para me afastar daquilo que é a salvaguarda da vida das pessoas”, esclarecia.

José Maria Costa lamentava também o facto das pessoas não usarem corretamente a máscara. “Andam com a máscara de nariz de fora, deve ser para tapar o bigode”, dizia.

Nos últimos dias, a cidade de Viana do Castelo tem recebido inúmeros visitantes, daí a recomendação do distanciamento social, uso de máscara, etiqueta respiratória e higienização e lavagem de mãos frequente.

Um dos espaços que tem acolhido aglomerados de pessoas é a pastelaria Manuel Natário, com as famosas filas para as bolas de berlim, no final da manhã e a meio da tarde. Será recomendável as pessoas usarem máscara e o distanciamento social.

Relativamente aos dados de Covid-19, os mais recentes conseguidos falavam de nove, na última terça-feira.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.