Observatório da Serra d’ Arga

Foi no passado dia 25 de fevereiro, que o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre e Carlos Pires, presidente da J.F. de Montaria, entre os demais autarcas do Alto Minho, da zona envolvente à Serra d’Arga, procederam à inauguração do Observatório da Serra d’Arga. 

Perante outras entidades e população local, o presidente da Junta de Montaria, no uso da palavra, regozijou-se com esta mais-valia para a Montaria e também para a Serra d’Arga, referiu as várias potencialidades gastronómicas da região, em especial os enchidos, o cabrito à Serra d’Arga entre outras iguarias. Também Luís Nobre, presidente da C.M. de Viana, no uso da palavra partilhando a sua satisfação pela concretização desta infraestrutura, salientou que agora os investigadores com este alojamento local concluído, poderão trabalhar melhor e estudar a flora, fauna, ambiente e os garranos entre outros animais que abundam na Serra d’Arga. 

O secretário de Estado frisou a importância da união de autarcas altominhotos na concretização de resultados em prol de todos, em defesa da Serra d’Arga, sendo que esta é também uma mais-valia para uma aposta turística dadas as suas características paisagísticas/regionais entre outras, pois o turismo é atualmente uma das maiores fontes de receita de Portugal e do Alto Minho. 

O projeto para a Qualificação das Experiências de Turismo de Aldeia no Minho – Observatório Internacional da Serra d’Arga surge no âmbito do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) Minho Inovação, candidato ao Norte 2020. Estão, assim, criadas as condições para que os cientistas de todo o Mundo se possam alojar na Serra d’Arga e fazerem os estudos convenientes de modo a promover a atratividade e partilhar com os forasteiros interessados em visitar a Serra e a Montaria, todas as vantagens e delícias paisagísticas, gastronómicas e culturais existentes na Serra d’Arga.

A região, congratula-se com estas iniciativas, dado que vem ao encontro dos anseios populacionais, rejeitando por completo a exploração mineira que seria a destruição e consequente desertificação de uma região de beleza ímpar.  

 

Falecimentos

Faleceu no passado 29 de janeiro, Maria Alzira Gomes Cerqueiro, do lugar de Trazâncora com 103 anos de idade, devido a idade avançada. Era a pessoa mais velha da freguesia.

Também a 20 de janeiro de 2023, partiu para o limbo da verdade a Sr.ª Maria dos Anjos Martins Perre, do lugar de Espantar, com 96 anos, devido a morte súbita.

Às famílias enlutadas enviámos as nossas mais sentidas condolências.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.