O edifício da Câmara Municipal está a sofrer obras de reabilitação no valor de 1,049 milhões de euros, numa empreitada que abrange uma área de 5.377 metros quadrados em quatro pisos de edifício. As obras deverão prolongar-se até ao verão de 2021.
O imóvel onde estão instalados os serviços administrativos da autarquia está em obras depois de a autarquia ter identificado a existência de patologias que justificam a necessidade de realização de uma intervenção ao nível da envolvente exterior.
A intervenção tem como objetivos recuperar o edifício enquanto estrutura física e bem arquitetónico de valor patrimonial classificado, intervindo em parte da envolvente exterior; e aproveitar a oportunidade da intervenção para introduzir um incremento de desempenho relativamente às condições de segurança – estrutura da cobertura e paredes em taipa do 2.º andar – e de conforto – introdução de isolamento térmico na envolvente exterior a sofrer intervenção.
A obra é financiada a 85% pelo Programa Norte 2020 e faz parte da candidatura da Câmara Municipal ao PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbana, aprovada para a Prioridade de Investimento “Reabilitação Urbana”.
Este edifício do séc. XVI – designado como Casa dos Abreu Távora ou dos Viscondes da Carreira – foi adquirido, em 1970, pelo Município. Este tem instalados, desde 1972, parte dos seus serviços administrativos.
O mesmo está classificado como Monumento Nacional por decreto de 16 de junho de 1910 e está integrado no perímetro de proteção de conjunto de imóveis classificados.