O Pai Natal está de volta ao Souto de Santa Marta, com chegada prevista para as 15h, do próximo dia 12.
A Junta de Freguesia mantém esta tradição, que alimenta a fantasia das crianças, até quando as circunstâncias, muitas e diversas, o permitirem.
Quando essa hora chegar ou se antecipada, falar da lenda de S. Nicolau e do espírito natalício será, porventura, uma boa estratégia.
Concerto
Foi uma noite de encanto, a de 4 de dezembro. Atuação irrepreensível dos Contraponto; graciosidade das crianças e adolescentes da catequese no encerramento, com a interpretação de Noite Feliz; ligação emocional a Timor, partilhada na tela com o casal de professores Idílio Fernandes e Flor Gomes, ele dirigindo cântico entoado por alunos da Escola Portuguesa de Díli e a Flor a lançar o desafio/convite para voluntários padrinhos ou madrinhas de alunos, abrindo-lhes a porta ao crescimento e formação. como cidadãos capacitados para que, no futuro, a cultura e forma de sentir português venham a ser a realidade que todos almejamos; para a noite ser perfeita, uma resposta afirmativa na adesão dos santamartenses a mais um desafio do Movimento de Caridade Cristã, enchendo o templo e com expressão na quantidade de bens oferecidos.
Valeu a pena: foi um prazer ouvir os Contraponto e muito grato o seu testemunho, com realce para os mais novos; foi um prazer ouvir as crianças: as nossas e as de Timor; foi um prazer ver tanta gente solidária; será maior o prazer dos que deixarem cintilar a luz da estrela que a todos desafia, agora do Oriente, via Flor Gomes (facebook). Diz o papa Francisco que Herodes e os escribas de Jerusalém “estão fechados à luz e representam aqueles que têm medo da vinda de Jesus e fecham o coração aos irmãos e às irmãs que precisam de ajuda”. De Díli, chega-nos a possibilidade de imitarmos a generosidade dos Magos, com a vantagem de que a viagem já foi feita pela Flor e o Idílio e o ‘alforge’ será por conta das novas tecnologias. Ainda na esteira de Francisco, o Deus Menino é um dom para todos!