Pandemia rima com Romaria – É Santa Marta

São muitas as emoções que muitos santamartenses retêm no baú das suas memórias relativamente às festas de Santa Marta. Uma combinação singular entre admiração e fé pela padroeira Santa Marta e um arrumar a um canto com as tristezas, porque agosto é para ser vivido na alegria de todos os encontros, sem escolher idades.

Mas para que esta forma de ser e estar tão “nossas” se tenha secularmente padronizado, sempre teve um punhado de homens e mulheres dinâmicos e empreendedores, seja na angariação dos apoios estritamente necessários seja na arte de renovar sem alterar uma cultura que nos atrai e faz presentes muitas e belas fantasias e vivências, numa espécie de vira novo no espírito, como diria o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, um dos seus baluartes em mais de meio século.

Pois bem, alicerçados em informação do vice-presidente da Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta, Hugo Martins, dizíamos, em edição de maio, que «nos moldes habituais, não haverá a Romaria de Santa Marta, mas existirão atividades e iniciativas que marcarão os dias que habitam no imaginário dos romeiros e dos santamartenses» e mais acrescentávamos que «uma das decisões já tomadas consiste na apresentação do cartaz da Romaria 2020, mas que será feita integralmente com recurso ao “digital”». E ele aí está, o cartaz da era da pandemia, elaborado pelo presidente da Comissão de Festas, o pároco Rev. Pe Christopher.

É um cartaz, no dizer do seu autor, que «centra a atenção na nossa padroeira» e se caracteriza pela sua simplicidade em conformidade com o tempo que estamos a viver. No “novo normal” que experimentamos arriscaríamos dizer que o cartaz acaba por ser, porventura, a melhor homenagem que Santa Marta jamais teve na secular Romaria. Na verdade, esta é muito mais a Marta de Betânia do que aquela fruto dos nossos exageros e esta será a Romaria em que a teremos bem mais presente, ainda que todos os comportamentos, de todas as épocas, sempre tivessem, como continuarão a ter, o sincero propósito da sua homenagem e louvor.

Na verdade, bem podemos afirmar que Pandemia rima com Romaria, graças ao labor e sentido da responsabilidade de todos os membros da comissão e seus colaboradores. Essa ilação tirará qualquer leitor ao inteirar-se do programa, na próxima edição.

NOSSA SENHORA DA SILVA
MISSA CAMPAL

A Associação de Festas de Nossa Senhora da Silva, face às limitações impostas pela Pandemia causada pela Covid-19, vai homenagear os membros falecidos e louvar Nossa Senhora promovendo a celebração de uma Missa campal, no recinto das festas, às 11h do próximo dia 12, domingo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.