“Páscoa a três” junta comunidade de três paróquias

A “Páscoa a Três” é um conjunto de iniciativas que se desenvolvem no período pascal nas comunidades que brindam na Mesa dos Três Abades, Barroselas, Mujães e Vila de Punhe.
A diversa programação, que conjuga a fé com a tradição e o profano, destina-se aos locais, aos filhos da terra que regressam na época festiva e aos inúmeros curiosos que encontram um encanto especial nas tradições e nas vivências das gentes do Vale do Neiva.

Ao albergar as cerimónias da segunda-feira de Páscoa, no Largo das Neves, organizadas pela Comissão de Festas e que representam na plenitude a união, a coesão e a partilha entre as três comunidades. Merecem destaque o “Encontro das Cruzes”, em frente ao Cruzeiro do Senhor da Saúde, o “Brinde na Mesa dos Três Abades” e o “Hastear da Bandeira”.

De domingo para segunda, já no dia 22 de abril, a partir da meia-noite, a Comissão de Festas da Senhora das Neves voltará a proporcionar uma noite de diversão na discoteca “Seis’34”.

As autarquias de Mujães, Vila de Punhe e Barroselas e Carvoeiro e o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto voltarão a organizar a Queimada do Judas. A Queimada do Judas tem como propósito dinamizar a cultura popular e fortalecer a proatividade entre as três comunidades.

A Queimada do Judas teve como inspiração a Queima do Judas que se realizou no sábado de Aleluia de 1921 no Largo das Neves. Depois de 92 anos, de um suposto interregno, o Judas voltou, no sábado de aleluia, ao Largo das Neves para censurar e ser queimado na forca. Apesar de ter como base a tradicional Queima do Judas, a Queimada do Judas exibe-se como um conceito aberto e resiliente, permitindo novas e criativas roupagens. Sem deixar de manter, na estrutura, o testamento e o auto de fé do Judas, o conceito ajusta-se aos tempos de hoje e define como matriz diferenciadora a leitura do esconjuro, acompanhado da tradicional queimada galega, com o intuito de, antes de ser queimado, exorcizar os pecados do Judas e permitir uma morte com absolvição e perdão.

Este ano, na noite de 20 de abril, o Judas, o cenário e o cortejo terão tendências sul americanas. Antes do cortejo do Judas, terá lugar na capela da Senhora das Neves, a partir das 21h30, um concerto musical do grupo “Artmusic Ensemble”.

Música para seniores

No âmbito do projeto Idoso+Ativo e do programa “Sénior+Ativo”, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, realizou-se no dia 08 de abril, nas instalações do CRCN, em Vila de Punhe, a iniciativa “Música na Terceira idade”.

Esta atividade pretende estimular um estilo de vida saudável junto da população mais idosa através da exploração dos sons do corpo e das histórias que cada um dos participantes tem para partilhar através ou sobre a música.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.