Praias de Carreço galardoadas

Apesar de nesta altura do ano não ser normal as temperaturas sofrerem acentuadas subidas durante o dia, devido ao vento, e bruscas descidas no período noturno, como as que estão a acontecer no início desta época balnear, está em bom andamento desde a abertura no dia 17 de junho.

As nossas belas praias estão a ser frequentadas por muitos utentes, e fazemos votos que as utilizem até ao final da época programada para o dia 10 de setembro. 

Dizemos as nossas belas praias, plenamente convictos de que o são, e para confirmar tal adjetivação, verificamso que elas são portadoras de vários galardões.

A praia de Paçô ostenta três galardões,  nomeadamente a “Bandeira Azul”, “Qualidade de Ouro” e “Praia Saudável”. 

À de Carreço estão atribuídos os mesmos três galardões, mais o de “Praia Acessível”. 

A Praia do Canto Marinho, por sua vez, possui a distinção de “Praia Dourada” e de “7 Maravilhas-Praias de Portugal”. 

Sobre os galardões podemos dizer muito resumidamente que a “Bandeira Azul” é um símbolo de qualidade, um galardão que é atribuído anualmente às praias que se candidatam e que cumprem um conjunto de critérios.

O galardão “Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas. 

O programa “Praia Saudável” incide em quatro vertentes principais: Segurança, Acessibilidade, Ambiente e Sensibilização. O seu principal objetivo é contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias. 

O Projeto “Praia Acessível/Praia para Todos” é um projeto que consiste em tornar as praias acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada e sensibilizar os veraneantes para a importância de uma sociedade inclusiva. 

O concurso “7 Maravilhas” lançou em 2012 a edição Praias de Portugal. Foi eleita como finalista a praia do Canto Marinho na categoria de praia selvagem. 

Por último, o galardão Praia Dourada foi atribuído, em 1998, também à praia do Canto Marinho, pelo Ministério do Ambiente, pelos valores ambientais que apresentava e pelo seu caráter natural e bem conservado. 

Sem dúvida alguma é uma grande honra e um orgulho enorme para todos os carrecenses, e não só, porque também o é para o nosso município, possuirmos estas belezas naturais que são as nossas praias, as quais mereceram das entidades competentes os galardões que lhes estão atribuídos. Acontece que ao nosso orgulho e honra, acresce um grande dever e uma grande responsabilidade para com todo este património, o qual passa pelo nosso intrínseco dever de o defender, valorizar e promover sempre numa dinâmica constante e atuante.

A nossa Câmara Municipal representada pelo presidente, Luís Nobre e pela vereadora do pelouro do Ambiente, Fabíola Oliveira e a nossa Junta de Freguesia, representada pelo seu secretário, António Torrinhas, participaram no ato simbólico da abertura da época balnear de 2023, que decorreu no Gil Eannes. Nesta cerimónia foi entregue à Junta de Freguesia, a Bandeira Azul que vai desfraldar nas nossas belas praias durante esta época balnear.

Desejamos a todos os utentes das nossas praias, uma usufruição plena das maravilhosas características que elas oferecem, mas por favor deixem-nas tal qual as encontrarem, porque Carreço e o ambiente agradecem.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.