Presépio encantou

Na época natalícia que acabamos de viver ainda recentemente, e na qual tivemos a oportunidade de observar por onde despontaram presépios por todos os mais belos e recônditos lugares, uns imagináveis, outros talvez até nem tanto, mas todos eles serviram para honrar e homenagear o Deus Menino nascido em Belém, e revivido em todos os presépios desde o mais grandioso ao mais simples.

Vem este introito a talho de foice, em referência ao presépio que a Comissão de Festas em Honra de S. Sebastião, teve a feliz ideia de instalar junto da capela do mesmo Santo, ali no emblemático lugar de Paçô. Elaborado o presépio com materiais simples, estilizando figuras, animais e aves, e recorrendo à pintura, eis que resultou numa bela obra de arte, enquadrada num cenário que a mãe natureza quis oferecer como prodígio aos artistas, e eis que, para encanto de todos, o presépio de Paçô, ou de S. Sebastião, num ápice correu mundo.

No ano que acabou de findar, o lugar de Paçô foi sacudido com expressões de arte, com duas exposições na via pública, referimo-nos ao mural construído recentemente, e agora este presépio. Seria caso para pensar que se tratava do, ou dos mesmos mentores, mas não, cada uma tem o seu próprio autor, o que vem ainda mais valorizar estes feitos.  

Não podemos deixar de referir aquilo que é imperioso que se diga em referência a este lugar de Paçô, aquilo que ele foi, e agora felizmente volta a ser, um marco no campo das artes. Não temos a capacidade de esquecer no séc. XIX, o que o lugar de Paçô deu de contributo ao teatro, levando à cena peças e récitas tanto nos cobertos, como no local do presépio em S. Sebastião.

Resta-nos louvar a ação da Comissão de Festas, melhor a dupla ação, primeiro, a condição de católicos em honrar o Deus Menino, segundo, o recurso às artes para a realização da mesma. 

Agradecer não só em nosso nome, mas de todos quantos, e não foram poucos, que aplaudiram o presépio de Paçô ou de S. Sebastião. Parabéns à comissão de festas de S. Sebastião de 2024, bem hajam e surpreendam-nos com novos feitos.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.