Primeiro navio oceânico totalmente fabricado em Portugal

O primeiro navio oceânico “integralmente concebido e fabricado” em Portugal vai ser batizado a 06 de abril, pelas 18h, nos estaleiros da WestSea/Martifer. Um investimento de 70 milhões de euros do grupo Mystic Invest, do empresário Mário Ferreira. Terá capacidade para 200 passageiros e 110 tripulantes.

Segundo foi anunciado, em nota divulgada pela Lusa, pelo grupo daquele conhecido empresário, a cerimónia de batismo vai decorrer nos estaleiros navais da subconcessionária dos extintos ENVC.

O navio denominado MS World Explorer “é o primeiro de uma série de três navios já encomendados, construído nos Estaleiros de Viana do Castelo, preparado para navegar em águas polares com até um metro de espessura de gelo, e irá realizar cruzeiros e expedições de luxo nos quatro cantos do mundo e em destinos tão remotos como a Antártida e o Ártico”.

“Os cruzeiros na Antártida do MS World Explorer encontram-se, neste momento, totalmente vendidos até 2023 e a época 2019 encontra-se também praticamente esgotada, nomeadamente os programas no Ártico, Islândia, Fiordes da Noruega e Mar Báltico”, adianta.

Em novembro de 2018, a empresa encomendou mais dois novos navios da mesma série, o MS World Voyager e o MS World Navigator, que deverão começar a operar em 2020 e 2021, respetivamente.

A construção daqueles dois navios representa um investimento de 165 milhões de euros, financiado pelo ICBC Leasing, Banco Industrial e Comercial da China.

“O World Explorer foi pensado para visitar portos mais pequenos e mais próximos dos centros históricos das cidades, ao contrário do que sucede com os mega paquetes, oferecendo novas experiências e portos em locais como Mediterrâneo, o Báltico, Gronelândia, Rio Amazonas e nos Fiordes Noruegueses”.

“Para diminuir o impacto ambiental trabalhámos em conjunto com a Rolls-Royce para integrar um ultrassofisticado sistema híbrido de propulsão que reduz drasticamente os consumos, e também um sistema dinâmico de posicionamento que nos permite não recorrer a âncoras, protegendo o solo marítimo”, indicou Mário Ferreira, citado na nota.

A franco-italiana Carla Bruni, ex-modelo e mulher do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, foi a figura escolhida por Mário Ferreira para ser a madrinha do navio. A ocasião, deverá ter uma participação em dueto com Pedro Abrunhosa, compositor e intérprete português com ligações familiares a Viana do Castelo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.