Problemas ambientais em Subportela

Os problemas ambientais em Subportela não são novos. Desde há uns anos que se tem lutado, nesta freguesia, contra os problemas ambientais que infelizmente continuam a querer perpetuar-se por estas bandas. 

Desta vez, apresenta-se a libertação de esgotos para uma área de mata perto do rio Lima, terreno que confina com o caminho da Balança. Este caminho, já dotado de infraestruturas para águas residuais, é também serventia da habitação do atual presidente da junta desta União de Freguesias: Carlos Dias, e do anterior autarca Ilídio Rego. Espera-se então, que esta conjunção de dados permita a resolução desta situação, que para além de ser um problema ambiental, aparentemente de fácil resolução, é também um assunto grave de saúde pública.

A União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã é, neste momento, servida pela rede de saneamento, tendo na altura da apresentação das obras sido visitada pelo ainda ministro do Ambiente, e tem neste momento prevista intervenção conjuntamente com as freguesias das uniões de freguesias de Barroselas e Carvoeiro e Terras de Geraz e Deão, obras orçadas em 2754 milhões de euros. Considere-se que cada vez mais deixa de haver razões para a libertação de esgotos, seja para a via pública, como ainda vai acontecendo, seja para terrenos de mata, como aconteceu desta vez, para terrenos agrícolas, ou para as linhas de água como ainda acontece muitas vezes. Cabe assim, às autoridades, incluindo a Junta de Freguesia e a respetiva Assembleia, lutarem contra este flagelo, usando os meios legais, de informação, e de apoio às pessoas que ainda não têm ligação à rede de saneamento, a resolução deste problema que afeta todos.

Outros problemas ambientais vão-se mantendo em Subportela, sendo que outra situação grave é o despejo voluntário de resíduos nas nossas matas, junto às linhas de água, poluindo-as. A água utilizada por toda a população, e numa altura onde o planeta grita pela boa utilização da água, em Subportela continua-se a não ter cuidado e a desrespeitar continuamente esta situação.

Outro exemplo é a má utilização dos contentores do lixo, não se fazendo a separação do lixo por tipo de resíduos…

Subportela merece mais, muito mais, dos seus, e de todos os outros que por cá passam… 

Novos órgãos sociais da AS – Associação Subportela

Foi no passado dia 30 de janeiro, que os novos corpos sociais da AS – Associação Subportela tomaram posse. 

Com uma direção muito jovem, que promete manter a motivação e as ações que sempre foram apanágio desta associação desde a sua fundação, em outubro de 1981.

Esta associação, muito vocacionada para eventos culturais, tem a funcionar uma escola de música, e daqui nasceram os ÁS de Rufar, os ÁS das Cantigas, cujo ponto mais alto, em termos culturais, será a vitória em plena Aula Magna de Lisboa do concurso de teatro amador, com a apresentação do Auto de São João, em termos desportivos.

Hoje com poucas ações, esta Associação teve o seu ponto mais alto com a ida à final da Taça de Portugal de Futsal feminino, e nas muitas participações em torneios de futebol de salão, mas também em provas de atletismo com diversos prémios conquistados. Hoje, infelizmente, o desporto está esquecido em Subportela, esperemos que este sangue novo o faça voltar.

Os novos corpos sociais são os seguintes:

Mesa da Assembleia Geral

Teresa Quezada

Pedro Quezada

Janete Pita

Direção

Guilherme Amorim

Beatriz Correia

Ângelo Amorim

Catarina Silva

Tânia Pereira 

Conselho Fiscal

Ernesto Pereira

Carolina Silva

Carlos Gorito

Suplentes

Andreia Portela

Mário Vieira

Gabriel Cardoso

Patrícia Rocha

Claúdia Vieira

Fica, da nossa parte, o desejo de um excelente trabalho.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.