Procissão do Senhor aos Enfermos vivida com alegria

Realizou-se na manhã do dia 07 de abril a procissão do Senhor aos Enfermos, para levar o Santíssimo aos doentes e idosos da freguesia. Escuteiros, Confrarias, Grupo Coral, acólitos e muito povo, assim como a Filarmónica de Vila Nova de Anha, acompanharam o Senhor nesta Sua visita aos que não o podem visitar na Sua igreja. Também ultimamente a Catequese se juntou a esta iniciativa, e as crianças que brevemente comungarão pela primeira vez acompanham a procissão, levando aos doentes e idosos uma pequena lembrança.

A visita do Senhor aos enfermos é um acontecimento que se reveste da maior importância para diversos lugares da freguesia, que tentam mostrar o seu bairrismo elaborando o melhor tapete ou cuidando para que os seus idosos e doentes recebam o Senhor, mesmo que vivam longe do local por onde Ele passa. Para isso, reúnem-se esforços e improvisa-se um abrigo ao pé da estrada, para que aguardem a chegada da procissão com o máximo conforto.

Os tapetes nas ruas por onde o Senhor passa são elaborados durante a noite, com flores, serrim e outros materiais. Também as varandas das casas viradas para as ruas por onde a procissão passa são engalanadas com colchas de várias cores, tecidos e flores.

A tradição de levar o Senhor aos enfermos em procissão, com a elaboração dos tapetes, já vem de tempos antigos. O povo acompanha o Santíssimo pelas ruas durante cerca de três horas, os sinos tocam, lançam-se foguetes. E vai a banda a tocar, alternando com o grupo coral a cantar. É toda uma manhã de festa. O Senhor passeia-se pelas ruas e alegra os que O acompanham e principalmente os que O recebem.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.