Professor do Politécnico apresenta estudo sobre Cibersegurança no Japão

O professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Ivan Lopes, vai participar no “8.º IEEE World Forum on Internet of Things 2022” (IEEE WF-IoT), a decorrer em Yokohama, Japão, entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro.

Subordinado ao tema “Internet das Coisas e Sustentabilidade”, este fórum promove a discussão em torno dos quatro pilares da sustentabilidade – social, económico, ambiental e humano –, focando-se em alcançar benefícios para a sociedade, mediante a adoção responsável e ética de tecnologias e aplicações no âmbito da “Internet das Coisas” (IoT).

É esperada a participação de mais de 300 especialistas de todo o mundo, que irão apresentar os mais recentes desenvolvimentos da indústria, do mundo dos negócios, do setor público e da comunidade de investigadores, visando a promoção das tecnologias IoT em proveito da sociedade.

Sérgio Ivan Lopes vai participar neste encontro internacional em diferentes momentos. Vai  apresentar um artigo científico, no qual irá explanar “os resultados práticos obtidos na sequência da exploração de vulnerabilidades existentes na camada física em redes LoRaWAN, infraestruturas comuns no suporte às comunicações em aplicações IoT, por forma a avaliar o impacto de vários vetores de ataque no contexto de diferentes contextos de aplicação”. Trata-se, segundo o professor “de um trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado de Cibersegurança da ESTG-IPVC”.

O docente será também coorganizador e irá presidir à sessão técnica “Vertical Track: Energy and Power”, em conjunto com um investigador do MIT e outro de um laboratório japonês, ambos especialistas em IoT e energia. A sessão contará com a participação de 15 oradores internacionais, que irão abordar temas relacionados com a recente transformação digital do setor da energia, onde a digitalização e as tecnologias IoT assumem um papel preponderante. l

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.