O projeto de refuncionalização da Praça de Touros recebeu 11 propostas, após concurso público com preço base de 4,962 milhões de euros. Agora serão analisadas as propostas e será tomada a decisão.
A obra permitirá a reconversão da antiga praça de touros num ‘campus’ desportivo, contando com um prazo de execução de 18 meses para requalificação do edifício e das zonas adjacentes. Assim, este equipamento municipal será refuncionalizado, permitindo que fique ao serviço da formação desportiva e do desporto dos vianenses.
Já em setembro passado o executivo municipal tinha aprovado a demolição “praticamente integral” da antiga praça de touros por ser considerar a “opção técnica e economicamente viável” para a reconversão do imóvel. Assim, a nova solução de projeto “implica ligeiras alterações ao nível da implantação e volumetria, as quais, e ponderados os interesses subjacentes, considera-se a pretensão adequada, até mesmo desejável, continuando a garantir-se uma composição formal e estética coerente, bem como um correto enquadramento morfotipológico com a envolvente”.
A intenção da autarquia passa por transformar a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, numa estrutura multifunções, que sirva o desporto e os jovens, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo.
A gestão do novo equipamento desportivo municipal vai ser contratualizada com a Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, dotando a associação de condições adequadas para as diversas modalidades e para a formação dos jovens do concelho.
Recorde-se que a reconversão da antiga praça de touros, desativada desde 2009, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020.