Projetos da CIM Alto Minho na conferência dos Atlantic Games

Os parceiros do projeto D.A.W.N – Development of Atlantic Watersports Network (nomeadamente CROS Pays de la Loire, Spanish Surf Life Saving Federation, Irish Surfing Association e a CIM Alto Minho), organizaram, no último dia 27,  uma conferência no “Institut Universitaire de Technologie de Saint-Nazaire”, em  Saint-Nazaire (Pays de La Loire, França), sobre o contributo dos desportos náuticos e da educação marítima no desenvolvimento marítimo do Espaço Atlântico, financiada no âmbito do Erasmus+.

Estiveram presentes mais de 150 participantes, integrando representantes de autoridades desportivas e clubes da França, Irlanda, Espanha e Portugal, autoridades públicas, Ministério do Desporto, treinadores, professores e atletas.

O programa da conferência integrou uma apresentação sobre a história dos Atlantic Games e de mais dois exemplos de jogos náuticos regionais (Ártico e Oceano Índico), efetuada por Julien Fuchs, da Universidade de Brest; uma apresentação da Real Federación Española de Salvamento e Socorrismo, sobre a temática do salvamento de afogados; a apresentação do projeto “Get Wet”, do Surf Club de Viana; a apresentação do projeto “Sana”, pelo Conseil départemental du Finistère, no qual a CIM Alto Minho é parceira; e a apresentação do projeto “Atlantic Youth”, da CIM Alto Minho.

A conferência terminou com uma mesa redonda com Tamara Espiñeira (Conferência das Cidades do Arco Atlântico) e Elise Wattrelot (Comissão Arc Atlantique). As duas representantes destes importantes organismos europeus focaram a importância da crescente ligação entre os jovens e o mar,  e do contributo desta no desenvolvimento marítimo e do Espaço Atlântico. Ambas reafirmaram o apoio das duas instituições a esta iniciativa (Atlantic Games), que se constitui como o único evento existente que integra no seu todo Juventude – Desportos Náuticos – Oceano Atlântico – Territórios Atlânticos e Europa.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.