Projetos de crianças apresentados na Escola Superior de Educação

Uma viagem no “Carro dos Sonhos”, passando pela “Máquina de pequenar”, rumando a uma “viagem de barco” ou uma outra “viagem pelos peixes”, sem esquecer o “mundo dos legos” uma “ida ao futebol”, ou uma “ida à piscina” e umas melhorias “no recreio” da escola, foram estes os oito projetos apresentados, e defendidos, esta manhã, por 167 crianças com idades compreendidas entre os 3 aos 6 anos, oriundas dos jardins de infância do concelho de Viana do Castelo. Trabalhos desenvolvidos o âmbito do projeto de estágio dos alunos de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).

Foi uma manhã diferente onde a criatividade e a inovação estiveram em destaque e os mais pequenos se tornaram gigantes na defesa de projetos que foram desenvolvidos com alma e coração em contexto de sala de aula. Hoje foi apresentado o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo no âmbito de um projeto que pretende incentivar e desenvolver competências transversais desde a tenra idade.

O resultado foi “diversificado e recompensador”, sublinhou a docente Lina Fonseca coordenadora do projeto que vai já na terceira edição e que, realça “que de ano para ano os projetos são cada vez melhores e mais elaborados. A iniciativa organizada pela comissão de Mestrado, realça a importância da dinamização destes projetos no ensino pré-escolar. “Pela importância de que se revestem as capacidades empreendedoras – soft skills – nas crianças e jovens, e pelo tempo necessário ao seu desenvolvimento, importa começar a envolvê-los em projetos desde os anos iniciais da educação pré-escolar”. Nestes projetos, referem, “entende-se empreendedorismo como a capacidade de transformar ideias em ações, e a sua finalidade é a de fomentar a apropriação do espírito e cultura empreendedora, através da criação de ambientes de aprendizagem desafiadores e exigentes, que promovam, entre outras, a capacidade de gerar e aplicar ideias, de resolução de problemas, o espírito de iniciativa, a criatividade, a autoconfiança, o espirito crítico e a persistência”.

É objetivo ainda deste projeto, proporcionar a todas as crianças o conhecimento dos projetos desenvolvidos nos diferentes contextos e a divulgação do seu próprio projeto motivaram a organização deste espaço de disseminação e aprendizagem, onde crianças, em discurso direto, darão conta dos sonhos concretizados”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.